Portal do Governo Brasileiro

Com a perspectiva de colaborar com a formação de mais de 11 mil professores das primeiras séries da Educação Fundamental, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) assumiu parceria com o Ministério da Educação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O pacto é uma das ações prioritárias do Governo Federal para os anos de 2013 e 2014, cujo objetivo é garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos.

Como unidade formadora, a UFRB terá o compromisso de coordenar ações de formação continuada voltada a orientadores de estudo e professores alfabetizadores de 162 municípios de nove Territórios de Identidade do Estado da Bahia que fizeram a adesão ao PNAIC. “Estamos, com isso, cumprindo a nossa função social de colaborar com o desenvolvimento regional através da qualificação da Educação Fundamental”, afirma a pró-reitora de Extensão da UFRB, professora Ana Rita Santiago.

Na primeira etapa das ações, receberão formação direta 517 orientadores de estudo, que atuarão como multiplicadores nos municípios. Para alcançar a meta de formação de mais de 11 mil professores alfabetizadores da rede pública municipal, a UFRB firmou parceria com as Universidades Estaduais constituindo quatro polos de formação na Bahia. As ações em cada polo são conduzidas por uma equipe composta de supervisor e professores formadores, em número proporcional a quantidade de municípios atendidos.

O polo de Feira de Santana, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), conta com oito professores formadores e vai atender 69 municípios. Em Ilhéus, o polo em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) conta com três professores formadores e vai atender 26 municípios. O polo de Ipiaú, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), também conta com três professores formadores e vai atender 32 municípios. Já o polo de Amargosa, vinculado à própria UFRB, vai atender 35 municípios com quatro professores formadores.

Primeira Formação do PNAIC

Em fevereiro, ocorreram as primeiras atividades do PNAIC realizadas pela UFRB nos quatro polos articulados em parceria com as Universidades Estaduais. Como pontapé inicial foi realizado o encontro formativo das equipes coordenadoras locais. Entre os dias 28 de fevereiro e 08 de março, acontece a primeira formação, com duração de 40 horas semanais, destinada aos orientadores de estudo selecionados nos municípios.

Na mesa de abertura da I Formação do PNAIC na UESC, em Ilhéus, estiveram presentes o representante da PROEXT da UFRB, Alessandro Correia; a coordenadora adjunta do pacto na UFRB, Tatiana Pequeno; o pró-reitor de Extensão da UESC, Raimundo Bonfim; e a consultora do MEC para o pacto, Ângela Hubner. O coordenador geral do pacto na UFRB, Jaylson Teixeira, participou da abertura do encontro na UNEB, em Ipiaú, e a coordenadora de Cultura e Extensão da UFRB, Valdíria Rocha, esteve presente na UEFS.

O PNAIC conta com a contribuição das universidades públicas de todo o Brasil. Na Bahia, além da UFRB através de sua Pró-Reitoria de Extensão, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a UNEB/campus de Barreiras são responsáveis pela implantação do pacto.

Mais informações, acesse pacto.mec.gov.br.