Portal do Governo Brasileiro

Identificar, mapear e socializar ações da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) nas comunidades quilombolas é o objetivo do Seminário Interno: A UFRB e a Questão Quilombola. O evento acontece nos dias 25 e 26 de fevereiro e é uma realização da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE).

As inscrições para submissão de trabalhos no seminário seguem abertas até 16 de fevereiro de 2013. As temáticas devem abordar as áreas de educação, saúde, tecnologias, ciências agrárias, história, culturas e garantias de direitos que envolvam as comunidades quilombolas. A metodologia usada no seminário engloba mesas-redondas, apresentação de pôsteres e artigos em grupos de trabalho.

A avaliação das propostas enviadas ocorre de 17 a 20 de fevereiro, com a divulgação dos resumos a serem apresentados em 21 do mesmo mês. Os interessados podem apresentar Trabalho de Conclusão de Curso; seminário de conclusão; monografias; dissertações, teses, projetos de extensão, Projeto de Iniciação Cientifica (PIBIB); Projeto de Iniciação à Docência (PIBID). Também serão aceitos, em formato de pôster, propostas de projetos ainda não iniciados.

Estudantes, profissionais graduados ou pós-graduados pela UFRB, docentes e técnico-administrativos da universidade que desenvolveram ou estejam desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa ou extensão vinculados à temática quilombola podem participar. O autor tem direito a apresentar mais de um trabalho.

O Pró-reitor da PROPAAE, Ronaldo Barros, relata que, "conforme dados da Fundação Cultural Palmares/FCP/MinC de dezembro de 2012, a Bahia possui 425 comunidades remanescentes de quilombos certificadas. Quase 15% dessas comunidades estão situadas no Recôncavo baiano. A UFRB, como instituição comprometida com o desenvolvimento da região e com as práticas culturais locais, sente-se parte deste grande quilombo".

"A participação de todos é fundamental para estabelecermos uma troca frutífica, elemento importante na construção de alicerces para novas investidas da UFRB com a temática", aponta o pró-reitor da PROPAAE no convite para o seminário. 

Confira as orientações gerais para participar do evento.

Mais informações no site da PROPAAE ou no endereço eletrônico: