Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Preservação do Acervo

Publicado: Sexta, 26 Agosto 2011 15:20

 

Por que preservar

A biblioteca, no desempenho de suas funções, possibilita acesso e, simultaneamente, preserva o acervo. Entretanto, ela não é a única responsável pela manutenção das coleções sob sua guarda.

Os acervos disponíveis nas bibliotecas representam um bem cultural coletivo e, por isso, mantê-los preservados e disponíveis ao uso no presente e no futuro é responsabilidade de todos.

Essa atitude em prol da preservação ganha mais importância ao observar que a maioria dos materiais informacionais presentes nas bibliotecas apresenta tempo de vida útil limitado, podendo ainda ser abreviado pela ação de agentes deteriorantes presentes no meio ambiente (como excesso de calor, umidade, luz, poluição e ação de insetos), acondicionamento inadequado e, principalmente, pelo seu uso indevido.

Preservar o acervo é uma forma de garantir a continuidade cultural e o elo entre o passado e o presente, permitindo-nos conhecer a nossa cultura e manter as nossas especificidades diante do mundo.

 

Dicas de uso

Conheça as principais dicas de uso do acervo visando a preservação:

acervopreserva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem fonte: http://www.ufrgs.br/bibicbs/

 

Obras danificadas

O uso indevido do material disponível na biblioteca faz com que ele se deteriore e tenha sua vida útil abreviada. Podemos vericar abaixo imagens de alguns materiais remanejados do acervo de Bibliotecas por má utilização.

 

                            livro danificado        livro danificado

Fim do conteúdo da página