Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Plataforma oferece integração entre bancos de dados para pesquisa em arquivos históricos

A comunidade acadêmica brasileira tem acesso gratuito, por meio do Portal de Periódicos da CAPES, à plataforma de pesquisa Artemis Primary Sources. Pela base, é possível pesquisar assuntos em diversos documentos dos séculos dezoito e dezenove, como monografias, manuscritos, jornais, mapas e fotografias.A ferramenta da editora Gale oferece um ambiente de pesquisa com integração entre diversas coleções digitais. Assim, a marca proporciona aos usuários uma ampla combinação de conteúdos de fonte primária com textos ricos em informações, metadados confiáveis e indexação intuitiva de assuntos.

Página inicial da Artemis Primary Sources (Imagem: Gale Group)

Na página inicial da Artemis Primary Sources, o pesquisador pode selecionar os bancos de dados onde deseja realizar sua busca ou optar por pesquisar em todos simultaneamente. Os recursos que a base inclui são:

-    Archives Unbound
-    The Economist Historical Archive, 1843-2011
-    The Financial Times Historical Archive, 1888-2010
-    Liberty Magazine Historical Archive, 1924-1950
-    The Listener Historical Archive, 1929-1991
-    The Making of the Modern World
-    Nineteenth Century Collections Online
-    Picture Post Historical Archive
-    Sabin Americana, 1500-1926
-    The Sunday Times Digital Archive
-    The Times Digital Archive

A ferramenta apresenta ainda outras facilidades para o usuário, tais como: possibilidade de visualizar em gráfico os resultados da pesquisa (e ver as tendências por período para um ou mais termos); criar uma conta para salvar documentos e palavras-chaves; oportunidade de realizar a pesquisa em mais de 30 idiomas, incluindo o português; e acesso ao histórico de pesquisa.Para acessar a plataforma Artemis Primary Sources, é necessário acessar a opção Buscar base do Portal de Periódicos.

Fonte: Alice Oliveira dos Santos/CAPES/MEC

registrado em:
Fim do conteúdo da página