III Santo Amaro Afro: Culturas, memórias, tecnologias e artes

A comissão organizadora do III Santo Amaro Afro: Culturas, memórias, tecnologias e artes, evento de extensão do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), com o apoio da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), convida a comunidade acadêmica e local para as atividades que serão realizadas e abre inscrições para monitoria, oficinas e submissão de trabalhos (GT´s). O evento será realizado na cidade de Santo Amaro/BA, nos dias 4 e 5 de dezembro.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Inscrições para monitoria

As atividades de monitoria serão realizadas de 3 a 5 de dezembro, em Santo Amaro.

Para auxiliar na organização e execução do evento estão sendo disponibilizadas 30 vagas de monitoria. O candidato deverá disponibilizar carga horária mínima de 4 horas
diárias durante o período citado, podendo inscrever-se estudantes da UFRB e de outras instituições de educação superior.

As inscrições para monitoria realizadas e confirmadas anteriormente continuam válidas e a comissão pede desculpas por possíveis transtornos gerados com a alteração das
datas.

Para participar, basta enviar um e-mail com dados de identificação pessoal e informar em qual Instituição de Ensino Superior está matriculado. O endereço eletrônico

As inscrições podem ser realizadas até 19 de novembro.

Submissão de trabalhos
As apresentações de trabalho ocorrerão nos dias 4 e 5 de dezembro no pavilhão de aulas do CECULT/UFRB.

As propostas de trabalho deverão indicar um dos eixos temáticos:

GT 1 – Percursos da memória
Busca-se trabalhos que vejam a memória não apenas como algo que lembra o passado, mas que trata do próprio jogo das relações sociais, culturais e religiosas. A memória é algo que mobiliza fluxos e tensionamentos e é a manifestação da liberdade de um povo, além de ser a expressão de atitude política e de autoafirmação. Preservá-la é preservar presente, futuro e a identidade da comunidade.

GT 2 – Cultura e decolonialidade
De acordo com Valter Mignolo, o colonialismo é o lado obscuro da modernidade. O pensamento decolonial se apresenta como uma força de contraposição ao pensamento hegemônico eurocêntrico. Interessa-nos refletir sobre os saberes e os fazeres da cultura que emergem de vozes tidas como periféricas e subalternas, mas que congregam em si forças de lutas, enfrentamentos e resistências e outras cosmogonias não oficiais.

GT 3 – Tecnologias e artes
Interessa-nos reflexões sobre tecnologias e artes que se contraponham à hegemonia do capital financeiro. Buscamos olhares sobre marginalidades periféricas, o contemporâneo ou o con(tra)temporâneo em aparatos tecnológicos e expressões artísticas que se afastem dos meios de produção e divulgação convencionais e que apostem em novas formas de ser, sentir, fruir e saber o que é arte o que é tecnologia.

GT 4 – Educação e espiritualidade
Pretende-se oportunizar diálogos quanto às contribuições da espiritualidade para a tarefa formativa da educação, entendendo que, para o desenvolvimento do homem em sua integralidade e multidimensionalidade, precisam ser considerados os aspectos emocionais, corporais e transcendentais.

Cada participante poderá submeter, no máximo, dois resumos como primeiro autor, desde que em eixos diferentes, e até dois resumos para participação como coautoria. Salienta-se que não será cobrada taxa de pagamento para inscrição no evento, para submissão dos resumos ou para publicação do texto nos anais do evento.

Cada autor que deseja submeter seu resumo à avaliação deverá escolher um dos eixos temáticos da lista ofertada anteriormente e enviar seu texto considerando o limite de
1.000 a 3.000 caracteres com espaço, em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, arquivo Word compatível com a versão 2003.

Os trabalhos submetidos serão apresentados na modalidade oral e será reservado um período de 15 minutos para cada exposição, além de um período para intervenções e
discussões mediado pelos coordenadores do GT.

Os trabalhos aprovados para apresentação nos GT`s serão posteriormente publicados nos anais do III Santo Amaro Afro.

As propostas deverão ser apresentadas exclusivamente por meio do envio do resumo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no período compreendido entre 14 e 28 novembro de 2018, e devem identificar o Eixo Temático principal.

A divulgação das propostas de trabalho aprovadas ocorrerá no dia 30 de novembro no site do evento e das instituições organizadoras. Na divulgação será informada a data de apresentação e horário.

Oficinas

Todas as oficinas serão realizadas no dia 4 de dezembro e as vagas serão destinadas aos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (CEEP).

Oficina 1: Mapas digitais e cartografia do imaginário

Oficina 2: Dança afro

Oficina 3: Turbante

Oficina 4: Pulseiras artesanais