Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Unesco disponibiliza livros sobre mulheres que marcaram a história da África.

As obras são digitais e gratuitas. Em português há a biografia da rainha e diplomata Njinga Mbande junto a um dossiê para auxiliar professores.

Mulheres na história da África faz parte de uma série de livros digitais que a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) disponibiliza para baixar na internet de forma gratuita.

A série é em formato de quadrinhos e conta a biografia de lideranças femininas que se destacaram no continente africano desde a lua pelo direito das mulheres, de seus territórios, às ameaças ao meio ambiente.

Além da história há uma breve orientação pedagógica para auxiliar o professor em sala de aula.

A obra Njinga Mbande: Rainha do Ndongo e do Matamba (ed.Cereja) está traduzida para o português (para baixar basta clicar no link). Njinga Mbande (1581 – 1663) foi uma diplomata e rainha da atual Angola que resistiu frente à invasão portuguesa.

Em 56 páginas, o livro digital aborda o tráfico de escravos, como Njinga inspirou diversos povos de seu continente e a construção da identidade da população de seu reino.

Wangari Maathai e o Movimento do Cinturão Verde e Funmilayo Ransome-Kuti e a União das Mulheres de Abeokuta, completam a série da Unesco, porém estes livros só foram traduzidos em inglês e francês.

 Unesco-livros-sobre-mulheres-que-marcaram-a-histria-da-frica

Fontes: UNESCO/ UNESDOC - Biblioteca Digital da UNESCO.

Fim do conteúdo da página