V Seminário de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão do CETENS\UFRB.

O V Seminário de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão CETENS/UFRB é organizado pelo Grupo de Pesquisa Educação e Diversidade (GEPED), pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação do Campo (GEPEAMEC). Ele conta com a colaboração do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), com o Programa de Pós Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGCID) e com o Programa de Residência Universitária da UFRB.

O V Seminário de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), III Encontro da Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação do Campo (PARFOR), II Encontro do Grupo de Pesquisa Educação e Diversidade (GEPED) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação do Campo (GEPEAMEC) e o I Seminário de Educação e Diversidade acontecerá nos dias 17 e 18 de julho de 2019 se consolidando, e dando início a sua 5ª edição com o tema: O Ensino, a Pesquisa e a Extensão para além dos cortes das universidades públicas”.

Esse evento tem como objetivo relacionar o ensino, a pesquisa e a extensão aos desafios contemporâneos no contexto de crise atual. Uma crise que causa uma ruptura com a continuidade do financiamento público ao ensino, à pesquisa e à extensão, e que nos leva a discutir a nova realidade social que nos cerca, reconhecendo velhos e novos atores e movimentos sociais, que ressurgem e emergem reclamando algo mais que somente o acesso à universidade, requerendo políticas de permanência e práticas que renovem a linguagem, a aprendizagem e as alianças.

Será um momento de promover discussões acerca das perspectivas epistemológicas e aspectos teórico-metodológicos inter-relacionados aos processos de escolarização, bem como discutir e promover ações que visam integrar o ensino, a pesquisa e extensão neste campus com atividades que permitam à troca de conhecimentos, mediante discussão de temas contemporâneos que envolvam os três pilares da universidade, estimulando também a socialização e interação dos projetos desenvolvidos no âmbito deste Centro. Terá o primórdio de divulgar os trabalhos de iniciação científica; projetos e programas de extensão e ações associadas, bem como as atividades formativas.

O V SIEPE será realizado no próprio campus em Feira de Santana-Ba, contendo as seguintes atividades: momento cultural, palestras, oficinas e apresentação de comunicações orais. O evento é gratuito e aberto à participação dos docentes, técnicos, discentes e a comunidade externa. Espera-se como resultado favorecer um amplo debate, e um espaço de reflexão sobre política, ética, o ensino, a pesquisa e a extensão na docência e no ensino superior.

INFORMAÇÕES GERAIS

Data do evento: 17 e 18 de julho de 2019

Inscrições a partir de: 26 de junho de 2019

Como ouvinte de: 26/06/2019 à 17/07/2019

Com submissão de trabalho até 15 de julho de 2019

Local: CETENS/UFRB Av. Centenário, 697 – Sim, Feira de Santana – BA

1º Dia – 17/07/2019

8h00 às 9h00 – Credenciamento

9h00 às 9h30 – Atividade Cultural

9h30 às 10h – Abertura do evento

10h00 às 11h30 – PALESTRA DE ABERTURA: Ensino, Pesquisa e Extensão nas Universidades Públicas: para além dos cortes.

Profa. Dra. Maria do Socorro Silva- UAEDUC/CDSA/UFCG

Prof. Dr. Alamo Álamo Pimentel- UFSB

Profa. Dra. Fátima Aparecida Silva- UFRB

Profa. Dra. Susana Couto Pimentel- UFRB

11h30 às 12h00 – Debate

12h00 às 14h00 – Intervalo

14h00 às 18h00 – Oficinas

2º Dia – 18/07/2019

8h00 às 11h00 – MESAS REDONDAS

Mesa Redonda 1: Formação Inicial de professores da Educação Básica do Campo: desafios e perspectivas

Prof. Dra. Maria do Socorro Silva- UAEDUC/CDSA/UFCG

Profa. Tatiana Pollyana Pinto de Lima – UFRB

Mesa Redonda 2: Pensar as Engenharias na perspectiva da diversidade.

Prof. Dr. Alamo Pimentel

Prof. Msc. Nilmar Sousa

12h00 às 14h00: Intervalo

14h00h às 16h30 – Comunicações Orais

16h30h às 17h30h – Avaliação e Encerramento

Para inscrição e demais informações acesse aqui.