Início
ATENDIMENTO NA BIBLIOTECA DURANTE A GREVE
Qui, 20 de Março de 2014 10:49

A Biblioteca Setorial do CFP informa à comunidade acadêmica que, com o início da GREVE dos Servidores Técnicos-administrativos da UFRB em 17 de março de 2014 com fim indeterminado, apenas a Chefia desse Núcleo e os servidores terceirizados estarão trabalhando internamente.

Listam-se  abaixo os serviços mantidos à comunidade acadêmica durante o período de GREVE:

- Devolução de livros para os alunos em processos de conclusão, trancamento ou transferência de curso;

- Devolução de livros para os servidores em processos de aposentadoria, desligamento da instituição, transferência, vacância, entre outros;

- Solicitação de Declaração de Nada Consta.

O atendimento para os referidos serviços ocorrerá de segunda a sexta-feira, de 8 a 17h.

As eventuais sanções geradas pelo atraso na devolução dos livros no período da greve serão abonadas. Os usuários devem ficar com os livros em mão e só devolver após a greve.

Agradecemos a compreensão!

 
Dia Nacional da Poesia
Qui, 13 de Março de 2014 10:59

No Brasil, 14 de março é comemorado o dia nacional da Poesia

Poesia

"A poesia é conhecimento, salvação, poder, abandono. Operação capaz de transformar o mundo, a atividade poética é revolucionária por natureza; exercício espiritual, é um método de libertação interior. A poesia revela este mundo; cria outro. Pão dos eleitos; alimento maldito. Isola; une. Convite à viagem; regresso à terra natal. Inspiração, respiração, exercício muscular. Súplica ao vazio, diálogo com a ausência, é alimentada pelo tédio, pela angústia e pelo desespero. Oração, litania, epifania, presença. Exorcismo, conjuro, magia. Sublimação, compensação, condensação do inconsciente. Expressão histórica de raças, nações, classes. Nega a história, em seu seio resolvem-se todos os conflitos objetivos e o homem adquire, afinal, a consciência de ser algo mais que passagem. Experiência, sentimento, emoção, intuição, pensamento não-dirigido. Filha do acaso; fruto do cálculo. Arte de falar em forma superior; linguagem primitiva. Obediência às regras; criação de outras. Imitação dos antigos, cópia do real, cópia de uma cópia da Idéia. Loucura, êxtase, logos. Regresso à infância, coito, nostalgia do paraíso, do inferno, do limbo. Jogo, trabalho, atividade ascética. Confissão. Experiência inata. Visão, música, símbolo" (Paz, 1982, p. 5-6).

Leia mais...
 
III Seminário sobre o Ensino de Filosofia
Ter, 11 de Março de 2014 18:21

O III Seminário sobre o Ensino de Filosofia configura-se como uma iniciativa do Prof. Ricardo Henrique Andrade desde o ano de 2013, que busca discutir, ao final de cada semestre da disciplina Prática Reflexiva do Ensino de Filosofia, temas que contemplem as inquietações dos discentes e que contribuam para o desenvolvimento das suas práticas docentes, tanto no campo de estágio, como na vida profissional.

Com a proposta de discutir o futuro da docência na área de Filosofia este Seminário, em específico, tem como foco pensar o Projeto de Lei nº 6.840/2013 – que, dentre outras providências, dispõe sobre a organização dos currículos do ensino médio em áreas do conhecimento – e o livro didático na formação do futuro professor de Filosofia, refletindo sobre estratégias que contribuam para a prática do Ensino de Filosofia.

 
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

Página 1 de 58