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Serviço Social

SITE DO CURSO: http://www.ufrb.edu.br/servicosocial

CAMPUS: Cachoeira

 

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL \ PRESENCIAL

 

VAGAS OFERECIDAS: 50 VAGAS Semestrais

 

TURNO DE FUNCIONAMENTO: PRIMEIRO SEMESTRE DIURNO, SEGUNDO SEMESTRE NOTURNO

 

DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA POR COMPONENTES CURRICULARES:

Disciplinas: Obrigatórias: 2.142

Optativas: 340

Estágio Supervisionado: 392

Atividades Complementares: 128

Carga Horária total do Curso: 3.002

 

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO:

Tempo Mínimo: 3 anos ( 7 semestres )

Tempo Médio: 4 anos ( 8 semestres )

Tempo Máximo: 7 anos ( 14 semestres )

 

PORTARIA DE RECONHECIMENTO: Portaria N.º 220, de 01 de novembro de 2012. A criação do curso de graduação de Serviço Social, proposta pela comissão de expansão do centro, foi aprovada pelo Conselho Diretor do Centro em 29 de março de 2007 e seu reconhecimento se dá em 2012, com Nota 4 (Portaria Nº 220 de 01/11/2012). Esta data configura um marco histórico para o Serviço Social na Bahia uma vez que se trata do primeiro curso de graduação de Serviço Social em universidade pública neste estado.

TURNO DE FUNCIONAMENTO: Diurno e Noturno

INÍCIO: 2008.2

FORMA DE INGRESSO: Sistema de Seleção Unificada do MEC (SISU), Edital para Portador de Diploma;Transferências Externa e Interna.

 

REGIME DE INGRESSO:  Semestral                                  

REGIME DE MATRÍCULA: Anual

 

 

OBJETIVOS DO CURSO:

Geral

Formar profissionais críticos e competentes, capazes de compreender e intervir nas diferentes dimensões que compõem o cenário de sua atuação, realizando uma prática fundada em princípios éticos e humanísticos comprometidos com a transformação social da realidade local e nacional.

  Específicos

  1. Desenvolver a atitude investigativa e formação científica adequadas e comprometidas com as demandas contemporâneas da sociedade brasileira.
  2. Formar profissionais do Serviço Social capacitados para a inserção nos diferentes espaços sócio-ocupacionais.
  3. Propiciar umambiente formativo pautado na ética e na valorização da cultura popular para a produção de saberes compartilhados direcionados ao desenvolvimento regional.
  4. Favorecer o acesso à atividades artísticas e culturais como parte integrante e necessária da formação acadêmica.
  5. Possibilitar o diálogo com o exercício profissional como parte do processo de formação acadêmica qualificada.
  6. Articular o ensino, a pesquisa e a extensão de modo a constituir polo qualificado de formulação de políticas sociais, numa perspectiva plural e crítica, qualificando profissionais.

PERFIL DO EGRESSO E CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

      O Projeto Pedagógico da UFRB, fundado nas Diretrizes Curriculares construídas e aprovadas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS, empenha-se na formação de um assistente social, com formação generalista, cujo perfil profissional se contemple a capacitação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa para:

  1. a) apreensão crítica do processo histórico enquanto totalidade social;
  2. b) investigação sobre a formação histórica e os processos sociais contemporâneos que conformam a sociedade brasileira, no sentido de apreender as particularidades da constituição e desenvolvimento do capitalismo e do Serviço Social no país;
  3. c) responder as demandas sócio-históricas dos usuários dos serviços sociais, respeitando e comprometendo-se com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social;
  4. d) analisar, decifrar e atuar sobre as múltiplas expressões da questão social, planeje, implemente e avalie políticas, planos, programas e projetos sociais;
  5. e) o exercício profissional cumprindo as competências e atribuições previstas na legislação profissional em vigor.

Para maiores informações acesse o Projeto Político Pedagógico do Curso

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