Mostra Isaac Julien, CAHL-UFRB

Entre segunda a quinta-feira à noite (07 a 10/05) , no auditório do CAHL, (ver programação em anexo) ocorre a Mostra e Masterclass com Isaac Julien que traz algumas de sua obras com temas relacionados à discussão do racismo, gênero, sexualidade, imigração.

A mostra está sendo organizada numa articulação entre os cursos de Artes Visuais e de Cinema e Audiovisual através do Projeto África em Artes e do Cineclube Mario Gusmão.

Biofilmografia

Isaac Julien (Londres, 1960) é dos mais relevantes artistas da cena contemporânea, cuja obra cria relações e atravessamentos entre cinema e o campo da arte contemporânea, trabalhando com múltiplas linguagens, produzindo documentários poéticos e videoinstalações. Ganhou destaque com seu filme Looking for Langston (1989), uma espécie de docudrama, que parte da vida e produção do poeta, ícone gay e ativista Langston Hughes, um dos mais significativos escritores do Harlem Renaissance nos anos 1920 nos Estados Unidos, em que temas como a cultura negra afro-americana e sexualidade são abordados. Outro importante filme é Frantz Fanon: Black Skin White Mask (1996), inspirado na vida e fundamental obra do escritor anticolonial, tendo recebido o grande prêmio Pratt & Whitney Canada por esta obra. Recebeu inúmeros outros prêmios, dentre eles o Semaine de la Critique no Festival de Cannes com Young Soul Rebels (1991). Teve exposições individuais ao redor do mundo e suas obras integram importantes coleções de museus como: Tate (Londres), MoMA (Nova Iorque), Guggenheim Museum (Nova Iorque), Centro Pompidou (Paris), Zeitz MOOCA (Cidade do Cabo), entre tantos outros. Participou da Documenta Kassel 11 (2002), 7ª Gwanju Bienal (Coréia do Sul, 2008), da 56ª Bienal de Veneza sob curadoria de Okwui Enwezor, no pavilhão da Diáspora da 57ª Bienal de Veneza, entre muitas outras exposições relevantes.

cartaz isaacjulien