Elixir: Ciclo 2019.2 de seminários, laboratórios e encontros com foco nas vitalidades e urgências da arte

Elixir;

Elixir;! Nome que vem de preparo e composição. Poção rumo a vida longa e cheia de vitalidade. É nessa junção de vontades e pessoas que apresentamos o ciclo 2019.2 de seminários, laboratórios e encontros organizado pelos projetos de pesquisa e extensão África nas Artes e Práticas Desobedientes, ambos localizados no curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O programa nasce estruturado sobre o desejo de fazer circular, a partir das urgências instaladas em nosso cotidiano, possibilidades de encontro e fruição artística partindo da ideia de que as práticas e as formas de pensamento em arte podem oportunizar o aparecimento de novas saídas e saúdes diante do tempo presente. Entre setembro e dezembro de 2019 receberemos uma série de artist_s, curador_s e pesquisador_s de diferentes esferas da arte contemporânea brasileira propondo encontros, experiências de compartilhamento e produção de conhecimento. Elixir; é também um pontapé inicial para a construção/fortalecimento de redes e geografias (in/trans) disciplinares que despontam, em diferentes partes do Brasil, entendendo a importância da ressignificação das noções de centralidade, conhecimento, criação e potencialização de saberes.

Imagem incorporada

Já agora, no dia 05 de setembro (quinta-feira) receberemos a curadora independente e pesquisadora Diane Lima propondo o primeiro seminário do programa. Diane é Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e concentra-se em experimentar práticas curatoriais multidisciplinares em perspectiva decolonial. Atualmente a pesquisadora integra a equipe curatorial da 3ª edição de Frestas – Trienal de Artes (2020) e desde 2018 assina a curadoria do Valongo Festival Internacional da Imagem. Também em setembro, entre os dias 24 a 27 de setembro a artista Castiel Vitorino Brasileiro propõe o seminárioQUANDO ENCONTRO VOCÊS -  Macumbas de travestis, feitiços de bixas (24 de setembro) além do curso Estéticas macumbeiras na Clínica da Efemeridade (25 a 27 de setembro). Castiel é artista visual e graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e atualmente investiga e inventa relações em que corpos não-brancos se desprendem das amarras da colonialidade. Baseada na cidade de Vitória (ES), a artista é hoje um dos principais nomes da produção contemporânea brasileira tendo participado desde 2016 de diversos contextos expositivos (castielvitorinobrasileiro.com).

Em Elixir; todas as atividades são gratuitas e abertas.

Agenda de Setembro:

05 set. / Seminário – Diane Lima

19:00h / Auditório Fundação Hansen / Rua Treze de Maio, 13 / Cachoeira – Bahia.

24 set. / Seminário - Castiel Vitorino Brasileiro

19:00h / Auditório Fundação Hansen / Rua Treze de Maio, 13 / Cachoeira – Bahia.

25 a 27 set. / Curso - Castiel Vitorino Brasileiro

Inscrições, ementa e informações detalhadas: www.praticasdesobedientes.com

Programação completa:

www.praticasdesobedientes.com