Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Ciclo de Palestras com profissionais baianos de comunicação começa dia 2 em Cachoeira

Trocar experiências profissionais sobre atuação de jornalistas, publicitários e relações públicas em assessoria de comunicação e também em marketing digital e como social media. Este é o objetivo do II Ciclo de Palestras sobre Comunicação em Organizações – 2019, que será realizado entre 2 de outubro e 13 de novembro de 2019 no CAHL, na UFRB, em Cachoeira-BA.

O evento é uma atividade de extensão da disciplina de Assessoria de Comunicação e Relações Públicas do curso de Publicidade da UFRB. “O Ciclo vai trazer profissionais baianos que atuam no mercado de assessoria de comunicação, para relatarem suas experiências e, assim, contribuírem para a formação acadêmica dos estudantes”, disse a jornalista e professora da disciplina no semestre 2019.2, Hérica Lene.

Ciclo será em formato de bate papo em sala de aula, a partir das 14 horas. A primeira convidada é a jornalista da UFRB, Fernanda Braga, no próximo dia 2 de outubro. No dia 9, será a vez do também jornalista Caio Issa, pós-graduando em Mídias Sociais pelo Centro Universitário Jorge Amado. Nessas duas datas, o bate papo será na sala 13 do CAHL.

No dia 16/10, às 14 horas, será no Auditório da Fundação Hansen, e vai integrar o evento “Tendências e Narrativas jornalísticas:  Mercado e campos de atuação”, organizado em conjunto com a professora Maryjane Oliveira. Serão dois profissionais que vão falar para as turmas nessa data: Telma Verçosa, atualmente coordenadora de Comunicação da Neojiba e consultora de Comunicação da Organização Internacional do Trabalho (OIT)/Centro Interamericano p/ o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional (Cintefor); e Yuri Almeida, jornalista e mestre do Pós-Com da UFBA, membro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL) e integrante do Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente.

Nos dias 30 de outubro e 13 de novembro, os bate papos voltam para a sala de aula 13 do CAHL, com a participação da jornalista e social media Tarcila Ferreira, que também realiza trabalhos independentes em marketing digital; e da relações públicas, especialista em Comunicação Corporativa e analista de comunicação da Embrapa, Marcela do Nascimento.

Não serão realizadas inscrições prévias. Uma lista de presença será passada nos locais para os ouvintes nos dias das palestras e, ao final, a carga horária será contabilizada para emissão de um certificado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRB.

Confira os palestrantes:

Dia 2/10 – Fernanda Braga - Possui graduação em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFBA (2004), especialização em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada pela Escola de Administração da UFBA (2006) e mestrado profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social na UFRB (2016). Atualmente é jornalista na UFRB. Foi membro do Grupo de Pesquisa em Política, Gestão e Desenvolvimento Regional (UFRB) e do Grupo de Estudos de Comunicação, Política e Redes Digitais (UFBA). Frequentou o LACIC - Laboratório Ciência como Cultura (UFBA). Tem experiência nas áreas de comunicação organizacional, gestão pública, popularização de ciência, tecnologia e inovação.

Dia 9/10 – Caio Issa - Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e Pós-graduando em Mídias Sociais pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge). Desde dezembro de 2018, atua na Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal. Trabalhou como assistente de comunicação e marketing na Igimo, em Camaçari. Foi repórter do jornal A Tarde e integrante da 12ª Turma do Correio do Futuro (jornal Correio).

Dia 16/10 – Telma Verçosa – Jornalista formada pela UFBA (1995) com MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade Devry/Ruy Barbosa (2016). Atua em
reportagem, edição, redação de texto, fechamento de telejornais, chefia de pauta, chefia de redação, coordenação dentro de redação e de afiliadas. Atua com gestão de pessoas, gestão de conflito, gestão de mudanças, treinamento de adultos, assessoria de imprensa e consultoria na área de comunicação. Atuou como diretora de Qualidade da TV Bahia por 8 anos. Atualmente, é coordenadora de Comunicação da Neojiba e consultora de Comunicação da Organização Internacional do Trabalho (OIT)/ Centro Interamericano p/ o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional (Cintefor).

Yuri Almeida - Jornalista, professor, fundador do LabCaos e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL) e integrante do Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente (PPP nº 0060 FAPESB/CNPq, 2011-2014). Possui MBA em Marketing (USP) e especialização em Jornalismo Contemporâneo (UNIJORGE). Atualmente é professor dos cursos de pós-graduação em instituições de ensino na Bahia e atua com monitoramento, inteligência e ciência de dados para gestão pública e marketing político. Áreas de pesquisa: ciência de dados, jornalismo colaborativo, jornalismo em base de dados, dispositivos móveis, mídias sociais e marketing (planejamento, digital, conteúdo, mídia e estratégia).

Dia 30/10 – Tarcila Ferreira - Jornalista formada pela UFRB (2017). Realiza trabalhos independentes de marketing digital, como social media (em @esmeralda.rede, @cantodasereiadomar, @editora_amo ). Além disso, atua como repórter freelancer e social media para a Editora Amo e cursa marketing digital na Infinity School Salvador.

Dia 13/11 – Marcela do Nascimento - É analista A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e especialista em Comunicação Corporativa. Bacharel em Administração pela UFBA (2006) e em Comunicação Social/Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia (1997). É especialista em Comunicação Corporativa pela Universidade Salvador - Unifacs (2011) e em Gestão de Projetos pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz - Esalq (2016). É produtora executiva de rádio formada pela Fundação Visconde de Cairu e Sindicato dos Radialistas da Bahia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda.

Texto: Hérica Lene

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Foto1FernandaBragaFoto2CaioIssaFoto3TelmaVerçosa

Da esquerda para a direita: Fernanda Braga, Caio Issa e Telma Verçosa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página