Instruções para registro de atividade de extensão e certificação

O QUE É EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA?

Extensão Universitária é a comunicação que se estabelece entre universidade e sociedade visando à produção de conhecimentos e à interlocução das atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa, através de processos ativos de formação.

A Extensão engloba experiências de popularização da ciência, e realiza atividades que favorecem a construção de caminhos que podem contribuir no enfrentamento de problemas e questões sociais. Exercidas como direito social, as práticas extensionistas primam pelo respeito à diversidade cultural e têm como eixo o encontro entre os saberes acadêmicos e os saberes espontâneos.

As atividades extensionistas são desenvolvidas nas formas de Programas, Projetos, Cursos,  Eventos, Prestação de Serviço e Consultoria, Publicações

REGISTRO E CERTIFICAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO PELO SIGAA

E os registro de atividade de extensão, inscrições como ouvinte/paricipante, download de certificados, envio de relatórios referentes à extensão, agora são feitos no SIGAA, sistema já conhecido e utilizado pela comunidade acadêmica da UFRB. Cabe ao proponente da atividade, docente, discente ou técnico-administrativo, seguir os trâmites para registro e certificação previstos na Resolução CONAC/UFRB nº. 057/2022 .

Para orientar a comunidade acadêmica e externa na transição, disponibilizamos guias e tutorias que seguem abaixo:

GUIAS :

guia 01 submissão de propostas guia 02 orientaçoes para gestores de extensao guia 03 gerenciamento de inscricoes

Link para inscrição em atividades de extensão no SIGAAhttps://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf

VÍDEOS TUTORIAIS:

TUTORIAL 01- INSCRIÇÃO EM CURSOS E EVENTOS: COMO REALIZAR?

TUTORIAL 02- SUBMISSÃO DE PROPOSTAS NO SIGAA

TUTORIAL 03 - GERENCIAMENTO DE INSCRIÇÕES EM CURSOS E EVENTOS

TUTORIAL 04 - RELATÓRIO FINAL E PARCIAL

infografico proext3

Qualquer dificuldade operacional no SIGAA deve ser comunicada à Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC), responsável pela manutenção do Sistema, através da abertura de chamado no helpdesk. Dúvidas na operacionalização do Sistema podem ser esclarecidas pela Gestão de Extensão do CAHL(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Informamos ainda que, a Gestão de Extensão do CAHL segue o seguinte cronograma para a avaliação de submissão de proposta e relatório final:

Às segundas-feiras, pela manhã, 9h.

Às quartas-feiras, à tarde, 14h.

Às sextas-feiras, à tarde, 16h.

Uma vez enviados nos intervalos desses dias e horários, as submissões e relatórios terão tais limites de tempo para serem avaliados.

Lembramos que, conforme o art 12 da Resolução 038 de 2017, do CONAC (em anexo):

Art. 12 - Curso de Extensão, Evento, Produção de Publicação e outros Produtos Acadêmicos são atividades que deverão ser encaminhadas para o parecer do Gestor de Extensão e da Direção do Centro de Ensino, ao qual o coordenador da ação está vinculado, com antecedência mínima de 10 (dez) dias da realização da atividade.

Lembramos ainda a importância de que os prazos sejam atendidos, para evitar problemas no registro e certificação das atividades.

Nosso Núcleo de Gestão de Extensão funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. E o atendimento por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) dá-se, nesse horário, ininterruptamente.

REGISTRO E CERTIFICAÇÃO DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO- SIPAC (Apenas para atividades realizadas até dezembro de 2020, ou seja, não registradas no SIGAA)

FORMULÁRIO-REGISTRO DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO

RELATÓRIO FINAL

PLANILHA PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO