Parece estranho estudar cemitérios?

No dia de finados, a lembrança dos entes queridos se torna mais presente e nos dias que antecedem esta data os cemitérios tornam-se mais presentes na rotina de quem tem o hábito de visitar e zelar seus mortos. Os cemitérios são espaços destinados ao recolhimento dos corpos e cinzas de pessoas falecidas e a celebração da memória. Pela sua história e importância na sociedade, os cemitérios também são considerados objeto de pesquisa para diversos campos do conhecimento, das engenharias as humanidades.

Na Bahia existem alguns cemitérios que foram objeto de pesquisa histórica e patrimonial, dentre eles podemos citar: o Cemitério do Campo Santo, Cemitério do Convento de São Francisco e Venerável Ordem Terceira do Carmo, Cemitério dos Ingleses, em Salvador; Cemitério de Santa Isabel de Mucugê; o Cemitério de Nossa Senhora da Vitória e o Cemitério de São Jorge dos Ilhéus, no sul do estado.

Na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, está em desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisas Recôncavo Arqueológico um amplo projeto de pesquisa “Os cemitérios de Cachoeira e São Félix: identificação, análise e preservação”, que contribuirá para a construção de um banco de dados sobre os cemitérios destas áreas urbanas através do inventário, pesquisa documental, educação patrimonial e socialização dos resultados das pesquisas com a comunidade.

Parte estes resultados foram apresentados no XIII Encontro Ibero-Americano de Valorização e Gestão de Cemitérios Patrimoniais e V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais entre 11 a 15 de outubro deste ano em Salvador.

CONHEÇA NOSSOS CEMITÉRIOS:

Nome: Cemitério da Piedade

Localização: Rua Marechal Deodoro

Data de construção: 1868-1890

Sepultura mais antiga: 1893

Características principais: Logo na sua entrada, vislumbramos alguns exemplares de palmeiras imperiais que resistiram à devastadora ação humana. O portão de acesso de duas folhas é arrematado com um gradil em arco pleno com data de 1874. O cemitério é composto por três patamares com uma via principal que dá acesso a capela, dividindo este primeiro patamar em dois setores. O cemitério é ladeado por carneiras com sepultamentos em alas organizados por irmandades, ao centro apresenta túmulos e mausoléus. O último patamar apresenta chão batido com cova simples e aos fundos apresenta um ossuário. Sob o ponto de vista artístico, chama a atenção uma escultura funerária de pranteadora.

Estado de conservação: Bom, embora apresente sérios problemas ambientais.

Nome: Cemitério dos Nagôs

Localização: Monte Formoso.

Data de construção: 1874.

Sepultura mais antiga: 1901

Características principais: Está localizado na lateral da Capela do Rosarinho fundada em 1864 pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Sagrado Coração de Maria. O cemitério dos africanos apresenta um portão de ferro que dá acesso ao patamar superior do cemitério, este setor dispõe de sepultamentos de africanos e de uma ialorixá, que conferem certa singularidade ao espaço. É sabida sua relação com o candomblé, visto ter em suas imediações três terreiros. No segundo patamar, estão presentes túmulos com ornamentos – a exemplo de pináculo, coluna e uma escultura da Alegoria da Fé.

Estado de conservação: Bom, foi restaurado pelo projeto Monumenta em 2006, porém não apresenta boa acessibilidade.

Nome: Cemitério dos Alemães

Localização: Na parte elevada da Rua André Rebouças.

Data de construção: 1881.

Sepultura mais antiga: 1901.

Características principais: Pequeno cemitério murado com sepulturas de imigrantes alemães, suíços e ingleses de confissão protestante. Apresenta características peculiares aos cemitérios de origem teuto alemã, a exemplo dos gradis e cruzes que cercam as sepulturas e o aspecto ajardinado que lhe era característico.

Estado de conservação: Necessita urgentemente de um projeto de restauro associado a um programa de educação patrimonial.

Nome: Cemitério do Carmo

Localização: Monte Formoso.

Data de construção: 1892.

Sepultura mais antiga: 1901

Características principais: A entrada é composta de portão metálico com arco pleno ornamentado com uma cruz ao centro e estrelas em forma de brasão. Apresenta acesso central em alvenaria com revestimento em ladrilho hidráulico, culminando em uma escada até a altura da capela. Apresenta dois exemplares de arte funerária que merecem atenção, ambas são representações da Alegoria da Esperança.

Nome: Cemitério municipal de São Félix

Localização: Rua Manoel Vitorino

Data de construção: 1868-1890

Sepultura mais antiga: 1905

Características principais: O cemitério municipal de São Félix, situado em área urbana e plana de, é o que fica mais próximo ao rio Paraguaçu. Este cemitério murado fica na rua tal com aproximadamente 3000m2 é composto de uma capela, túmulos com anjos, alegorias, cruzes e símbolos decorativos, além de estar ladeado de carneiras e possuir uma área de enterramentos diretos ao solo para o sepultamento de praticantes do candomblé. Destacam-se pela sua arte funerária as sepulturas com as alegorias da Fé e da Oração e além de sepultura com ornamentos de influência Rococó.

Estado de conservação: Bom, embora apresente problemas ambientais.