Linklivre lança ebook – uma coletânea gratuita de “entrevistas teóricas” sobre temas ligados à cibercultura, arte, comunicação, cidade, educação e tecnologias sociais.

Publicado: Segunda, 25 Agosto 2014 11:08

A coletânea de “entrevistas teóricas”, denominada  LINKLIVRE ebook_1, é uma iniciativa  do Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softwares Livres e Multimeios (Linklivre), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e visa alimentar (ou realimentar) algumas discussões que envolvem tecnologias e outros campos, como educação, comunicação, urbanismo, música, videoarte, governo eletrônico…apontando a complexidade da cultura digital – ou da cibercultura – como expressão do tempo contemporâneo.

No texto Tecnologia Social, Alessandra B. Azevedo e Henry Benavides Puerto nos apresentam uma abordagem bastante didática sobre o tema, desenhando uma discussão desde a origem do conceito de TS até suas características e implicações sociais atuais. O autor César Velame de Carvalho, em sua entrevista Programa de Governo Eletrônico Brasileiro, apresenta uma interessante análise dos elementos Acessibilidade, Codificação e Usabilidade dos Portais de universidades federais – de profundo interesse para comunicadores e pesquisadores de TICs. A cultura do dj, música e tecnologias são os temas de Cláudio Manoel Duarte de Souza que estabelece a correlação entre música e tecnologia e suas implicações estéticas, através de uma linha de tempo. Ponto de virada é a entrevista de Danillo Barata que fala sobre os processos de construção da obra de arte, entendida como uma poética em trânsito.

Numa outra via, o tema Cidades Sintrópicas, de Macello Medeiros, destaca o tema do urbanismo, da cidade, dos lugares físicos e seus diálogos com as tecnologias. A pesquisadora Marilei Fiorelli, em Educação e Novas Tecnologias, discute esse tema tão “caro” para nós todos, que atuamos no campo acadêmico: como lidar, como explorar, como conviver com as tecnologias em sala de aula (ou fora dela) sem tomá-la como algo novo, mas como algo que se coloca como exigência do presente, dentro das estruturas tradicionais de ensino-aprendizagem. Marina Mapurunga encerra a coletânea com seu tema Questões e reflexões acerca do som no Audiovisual: Frame Sonoro/Linha Sonora, a mínima parte de sentido do som, uma entrevista que busca nos provocar para uma interessante (e intensa) discussão sobre os conceitos de sample e frame na imagem e no som.

LINKLIVRE ebook_1 é uma coletânea curta, mas diversa, que, seduzindo diretamente o leitor por um ou outro tema que mais o interesse, sorrateiramente tem o propósito de fazê-lo conhecer outros mundos teóricos.

Uma outra iniciativa interessante do grupo Linklivre é transformar esta coletânea em produto copyleft (deixar copiar), para uso livre, sem fins comerciais, dentro do preceito da generosidade intelectual.

Então, é aproveitar, baixar, ler, copiar, compartilhar! Boa leitura!

Cláudio Manoel Duarte de Souza (organizador)

BAIXE SEU EXEMPLAR!