PPGCS promove IV seminário temático

Publicado: Segunda, 03 Novembro 2014 15:13

O IV Seminário do Programa da Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (PPGCS/UFRB) é um evento de natureza científica e acadêmica, que tem como finalidade estimular a pesquisa e o fortalecimento institucional do PPGCS no âmbito regional e nacional; e será realizado nos dias 04 e 05 de novembro de 2014 nas dependências do Prédio da Fundação Hansen Bahia, na cidade histórica de Cachoeira, BA.

Seu objetivo é estreitar laços de relações entre estudantes e pesquisadores da Bahia e do país, no intuito de construir redes que contribuam com a reflexão sobre DESIGUALDADES, VIOLÊNCIA E CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA. Busca-se abordar estas temáticas da realidade social em seus diferentes aspectos e dimensões, com amplitude teórica e metodológica. Considerando ainda a necessária articulação com as linhas de pesquisa que estruturam o Programa: Cultura e Identidade e; Desigualdade e Desenvolvimento.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais é oriundo do curso de Bacharelado em Ciências Sociais, e suas atividades iniciaram-se em 2010. O Programa se insere na grande área de Ciências Sociais e contemplam esforços investigativos que abordam as dimensões antropológicas, sociológica, política, histórica e econômica da realidade social, com destaque para as relacionadas à temática da cultura, das desigualdades e do desenvolvimento. O Programa oferece amplas oportunidades de análise comparada entre as temáticas acima referidas com ênfase em fenômenos empíricos presentes no Recôncavo da Bahia, no Brasil e no mundo. O tema proposto para este ano aborda "DESIGUALDADES, VIOLÊNCIA E CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA".

Acreditamos que este IV Seminário do PPGCS se constituirá em espaço de promoção do debate acadêmico altamente qualificado. Por isto estamos organizando conferências, mesas redondas e grupos de trabalho com o intuito de abraçar a diversidade temática de estudos desenvolvidos por professores, pesquisadores, pós-graduandos e graduandos de diferentes IES. Possibilitando, desta forma, um amplo intercâmbio de práticas e saberes. Este conjunto de atividades será registrado nos Anais do IV Seminário do PPGCS/UFRB.