Egressos do curso de Jornalismo da UFRB contam experiências no mercado do Recôncavo

Publicado: Sexta, 30 Janeiro 2015 10:03

As perspectivas de futuro profissional e o mercado de trabalho para os recém-formados em Jornalismo da UFRB foram debatidos nesta terça-feira (27/01) no Seminário “Comunicação no Recôncavo: desafios e tendências”, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira. Os jornalistas Lorena Morais, Renato Luz e Toni Caldas compartilharam suas experiências pós-universidade no cenário do Recôncavo. Os três enfatizaram a necessidade de os estudantes terem iniciativa para enriquecer sua formação e para enxergar e criar oportunidades de trabalho na região.

Lorena Morais, jornalista cachoeirana formada na turma de 2013 da UFRB, contou sua experiência em trabalhos sociais e no que chamou de “jornalismo de resistência”, e também seu percurso de descobrimento pessoal e profissional no decorrer do curso. Seu trabalho de conclusão de curso (TCC), um jornal científico produzido por ela e alunos de 5° a 8° série de uma escola pública de Cachoeira, é considerado por ela seu melhor trabalho jornalístico, que a ajudou a abrir portas para trabalhar após de formada com comunicação em movimentos sociais.
Ela explicou que o TCC não só ajudou na formação dos jovens envolvidos, mas também contribuiu para a aproximação entre a Universidade e a comunidade cachoeirana. “Eu trabalho como jornalista no Recôncavo e vivo do jornalismo”, enfatizou.

Assessoria de Comunicação e ferramentas digitais
Outras possibilidades de mercado abordadas foram Assessoria de Comunicação e atuação em sites noticiosos. Formado na turma de 2012, Renato Luz é assessor de comunicação da UFRB desde outubro de 2014, na qual ingressou por meio de concurso público. Ele falou sobre as funções da Assessoria de Comunicação (Ascom/UFRB), que é ligada à reitoria, e as dificuldades de atender os diversos cursos e centros em uma universidade multicampi, pelo fato de o setor ainda ter uma equipe reduzida para fazer a cobertura nas cidades onde a UFRB está instalada.
Relatou também outras experiências na política e em empresas privadas e as experiências de fazer concursos, caminho escolhido por parte dos recém-formados por oferecer maior estabilidade e segurança financeira.
A evolução da infraestrutura do curso e do CAHL nos últimos anos foi pontuada por ambos egressos.  “Valorizem muito esse centro, esse prédio Leite Alves, porque a gente passou por poucas e boas”, enfatizou  Lorena, comparando a infraestrutura atual com a de quando começou sua graduação. Outro ponto de consenso entre ambos foi a relação afetiva com a UFRB.  “Nós que fizemos parte das primeiras turmas temos um sentimento de pertencimento a esta universidade”, completou Renato Luz.
Na parte da tarde, quem abriu o evento com um bate-papo com os estudantes foi o jornalista Toni Caldas.  Ele destacou  a maneira como as redes sociais estão modificando o trabalho da mídia nos últimos anos e a importância do uso inteligente das ferramentas digitais na comunicação e o potencial  delas para promover ideias. “O jornalismo alternativo e as mídias sociais permitem alinhar pessoas que pensam as mesmas coisas que você a partir de uma hashtag (palavra-chave relevante)”, disse.
Idealizador do portal “A Ponte”, veículo de divulgação de informações turísticas e culturais de Cachoeira e região, Toni Caldas é um dos graduados em jornalismo pela UFRB que criou no mercado local seu próprio espaço de atuação na área de comunicação. “Estar no interior, onde ainda não existem muitas empresas, permite ao jornalista formado, e que domina um certo número de técnicas, que ele próprio faça seu nome e que desenvolva seu próprio empreendimento”, ressaltou Toni Caldas.
Logo após o bate papo houve exibição de trabalhos audiovisuais feitos por estudantes do curso de Jornalismo da UFRB.

Lorena Morais e Renato Luz

Toni Caldas