NUAC convoca prováveis concluintes para abertura de processos

Publicado: Quinta, 12 Março 2015 09:52

O NUAC informa aos discentes concluintes o processo e os procedimentos necessários para Colação de Grau. Para que os discentes prováveis concluintes do semestre 2014.2 consigam, de fato, formar é preciso que sejam abertos dois tipos de processos: um de contagem de carga horária de atividades complementares e um de avaliação curricular para confecção de diploma. Neste primeiro momento estamos abrindo o processo de atividades complementares (até dia 27/03/15). A abertura de processo para a Confecção de Diploma ocorrerá no período entre 23 de março e 10 de abril de 2015, no Núcleo Acadêmico do CAHL.

PROCESSO DE CONTAGEM DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
1º - Os discentes procuram o NUAC com o original e cópia de todos os certificados das atividades realizadas;
2º - A equipe do NUAC faz a verificação e ateste de conferência com o original e instrui o processo de atividades complementares;
3º - O processo é encaminhado ao Colegiado, que deve então realizar a contabilização da carga horária. Nesta etapa deve ser juntado ao processo uma folha despacho contendo a tabela do barema do curso com a especificação dos pontos/carga horária atingido pelo aluno, devidamente assinado pelo professor/comissão responsável;
4º - No caso do aluno atingir a pontuação, o processo deve ser aprovado pelo Colegiado ou ad referendum e encaminhado à equipe de apoio aos Colegiados para devolução ao NUAC e encaminhamento a SURRAC para o registro no histórico do discente. No caso do aluno não atingir a pontuação mínima, este processo deve ser devolvido à equipe de apoio aos Colegiados para comunicação ao interessado, estabelecendo um prazo para que traga mais certificados que completem a carga exigida e o processo de contagem, de responsabilidade do Colegiado, é feito novamente e quantas vezes forem necessárias até que o aluno esteja com a carga horária mínima exigida completada e, então, o processo é devolvido ao NUAC para encaminhamento a SURRAC para o registro no histórico do discente.

PROCESSOS DE AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA CONFECÇÃO DE DIPLOMA:
1º - O NUAC faz a avaliação curricular de todos os alunos e encaminha aos Colegiados com a indicação das pendências, quando existem;
2º - De posse das avaliações, os coordenadores devem inserir a informação do ENADE, instrumento exclusivo dos coordenadores de curso, dar encaminhamentos na resolução das pendências, quando houver, e proceder à assinatura das avaliações;
2º - Devolver as avaliações a equipe de apoio dos Colegiados e informar aos alunos interessados que devem ir ao NUAC, munidos de: original e cópia do RG, e estar de posse do número do título de eleitor, zona e seção, CPF e reservista, para os homens, para abertura do processo de avaliação curricular para confecção de diploma dentro dos prazos previstos;
3º - O NUAC recebe as avaliações e procede à abertura dos processos. Estando o discente sem pendências, encaminha os processos a SURRAC. Alunos com pendências devem ser informados pelo Colegiado que não irão se formar.

SITUAÇÃO ESPECIAL – CASO DISCIPLINA LIBRAS (para alunos de História)

1° - Todos os discentes que já tenham concluído a disciplina de Libras, online ou presencial, devem ir ao NUAC com o certificado original e cópia para abertura de processo de aproveitamento de estudos;

2° - Este processo será encaminhado ao Colegiado para que seja apreciado e aprovado pelo Colegiado ou ad referendum e então deve ser devolvido ao NUAC com o devido despacho para encaminhamento a SURRAC para registro da dispensa no histórico do aluno.

Ressaltamos a necessidade fundamental de que os discentes estejam com toda a documentação necessária em mãos e dentro do prazo informado. É importante reafirmar o compromisso deste Núcleo Acadêmico para a formatura dos alunos deste Centro de Artes, Humanidades e Letras, mas sem que estes processos estejam todos devidamente abertos, avaliados, aprovados pelo Colegiado e despachados não temos como dar encaminhamento aos mesmos. Sem isso, ressaltamos, NÃO garantimos a colação de grau do semestre letivo 2014.2, ficando a colação de grau dos alunos comprometida. Os alunos que tenham pendências e não atendam aos prazos terão sua colação de grau adiada para ser feita junto com a turma 2015.1, condicionada a resolução das pendências. Para finalizar, lembramos que a colação de grau, com ou sem solenidade, deve ser negociada e marcada pelo Colegiado e informada aos alunos interessados.

Núcleo Acadêmico do Centro de Artes, Humanidades e Letras.