NOTA DA ABECS na defesa de Sociologia e filosofia no Ensino Médio

Publicado: Quinta, 15 Dezembro 2016 11:16

A Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) manifesta sua discordância frente à reforma do Ensino Médio brasileiro (Medida Provisória 746/2016) e torna pública uma NOTA para denunciar o atropelo da Lei da obrigatoriedade de disciplinas de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio (Lei Federal 11.684/2008) ocorrida no último dia 13/12/16 na Câmara Federal. A emenda aprovada versa sobre “ensinos e práticas” e não “disciplinas”, deixando margem para que Filosofia e Sociologia deixem de estar nas escolas e seus “conteúdos” sejam diluídos de qualquer maneira em outros componentes (a ser definido a posteriori na Base Nacional Comum Curricular que segue indefinida). Trata-se de um retrocesso com impactos negativos ao ensino. Deve gerar desemprego para professorxs nessas áreas e para estudantes, além de ocasionar um aumento da evasão de discentes em universidades e o consequente fechamento de cursos. Defendemos uma educação ampla, humanista, crítica e feita por profissionais qualificados. O Prof.º Bruno Durães e a Prof.ª Thais Joi do CAHL, do Colegiado de Licenciatura em Ciências Sociais, fazem parte da Direção da ABECS, respectivamente, secretário adjunto e comissão permanente de pesquisa.

Para ler o documento na íntegra, acesse o link: Nota da ABECS