Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CAHL debate atuação das áreas de conhecimento

Publicado: Sexta, 04 Agosto 2017 15:13

Acontece na próxima quarta-feira (09), às 14h, o Fórum das áreas de conhecimento do Centro de Artes, Humanidades e Letras, no auditório da Fundação Hansen Bahia. O encontro é uma iniciativa da direção do centro e dos coordenadores das áreas de conhecimento, mas a atividade é aberta para toda a comunidade acadêmica.

O objetivo do fórum é fortalecer os campos de conhecimento do CAHL, que são instâncias existentes no regimento da UFRB, como em algumas outras universidades, mas que, segundo Gabriel Ávila, vice-diretor do campus Cachoeira-São Félix, funcionam parcialmente e sem igualdade.

O coordenador da área de Humanidades, Bruno Durães, chama a atenção para a importância do evento e destaca que “a área é a única instância onde todos os docentes tem voto de fato (um docente, um voto)”. Para o professor, a área é o espaço mais amplo de participação dos docentes na estrutura organizacional da UFRB e considera que pode ser também espaço para debate de temas transversais e de construção de interdisciplinaridade. Desse modo, segundo Durães, a área não fica restrita a um curso específico, reunindo campos do saber que podem abarcar vários cursos e campos de formação acadêmica docente. “A área é fundamental, sobretudo, para definir o perfil dos futuros professores que serão concursados no Centro, pois sua preocupação vai além das matrizes curriculares singulares de um curso ou de outro e tenta atuar para além destes”, avalia.

No CAHL, atualmente, funcionam quatro áreas, Humanidades, Arte e Patrimônio, Comunicação e Ciências Sociais Aplicadas. A área de Humanidades é composta pelos cursos de História, Ciências Sociais, Filosofia e Pedagogia. Ciências Sociais Aplicadas tem professores dos cursos de Serviço Social e Gestão Pública, tendo como coordenadora a professora Doraliza Monteiro Abranches. Os Cursos de Artes Visuais Museologia e Cinema e Audiovisual compõem a área de Arte e Patrimônio, que é coordenada pelo professor Marcos Olegário Pessoa Godim de Matos, enquanto a área de Comunicação, que conta com a participação de professores dos cursos de Jornalismo e Publicidade, é coordenada por Dorotea Bastos.

Ascom CAHL – Projeto de Extensão

Equipe: Grazzy Farias, Iasmyn Gordiano, Josuel Rocha, Karla Souza, Mirielly Senna

registrado em:
Fim do conteúdo da página