Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CAHL inicia nova fase do Capacita SUAS na Bahia

Publicado: Quinta, 10 Agosto 2017 07:46

De 14 a 18 de agosto, inicia a segunda parte do Programa Nacional de Capacitação do  SUAS (Capacita SUAS), o Sistema Único de Assistência Social. O projeto é uma estratégia de educação permanente do Suas, o Sistema Único de Assistência Social que garante direitos àqueles que estejam em risco e vulnerabilidade social. Na Bahia, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia se destacou como a primeira instituição federal a se qualificar para o projeto. “É uma política pública que vem se consolidando no Brasil, mais ou menos desde a constituição de 88”, explica a coordenadora pedagógica do curso de Serviço Social, Silvia Pereira.

O Capacita SUAS foi desenvolvido como uma ação do Governo Federal para capacitar e formar profissionais do SUAS. No CAHL, as professoras do curso de Serviço Social, Heleni Ávila e Albany Mendonça, junto com o professor de Gestão Pública, Edgilson Tavares atuaram no sentido de envolver a instituição no programa Capacita SUAS.

O programa de capacitação vai realizar cursos junto com os trabalhadores técnicos e conselheiros da assistência social dos municípios de cada estado envolvido. O Capacita SUAS II irá ocorrer no município de Feira de Santana nos meses de agosto, setembro e outubro com os cursos de Controle Social e Elaboração de Planos. Os cursos são designados para os trabalhadores das instâncias envolvidas e não são abertos ao público. Cerca de 300 vagas serão ofertadas na primeira e segunda fase, sendo 150 vagas para cada curso.

Novos cursos

A partir de setembro, novos cursos serão ministrados: Introdução ao Provimento de Serviços e Benefícios Sócio-assistenciais e o de Vigilância Sócio Assistencial. “O Capacita SUAS I gerou uma pesquisa coordenada pela professora Albany sobre o perfil dos trabalhadores do SUAS. Nós estamos nos articulando também para dar continuidade a essa pesquisa no Capacita II”, informa a professora. Depois do polo de Feira, o Capacita SUAS vai para Vitória da Conquista e, possivelmente, Eunápolis.

Ascom CAHL – Projeto de Extensão

Equipe: Grazzy Farias, Iasmyn Gordiano, Josuel Rocha, Karla Souza, Mirielly Senna

registrado em:
Fim do conteúdo da página