Seminário debate os 100 anos da Revolução Russa no CAHL

Publicado: Quinta, 17 Agosto 2017 15:53

O seminário “100 anos de Revolução Russa: tudo o que é sólido se desmancha no ar?” vai marcar a comemoração do centenário da Revolução Russa, com a realização de debates críticos e reflexivos. A abertura do evento vai acontecer na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no dia 29 e segue nos dias 30 e 31 de agosto, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.  Promovido pelo Grupo de Pesquisas e Estudos Marxistas (GEPM) da UFRB, o seminário integra uma ampla programação de celebrações do centenário da Grande Revolução de Outubro.

Para a professora Rosana Soares, uma das organizadoras do evento, “o caráter formativo do seminário se dá com o objetivo de possibilitar à comunidade acadêmica em geral e também à comunidade local, conhecer a Revolução Russa em todos os seus aspectos e rever os valores que moveram os revolucionários”. Pesquisadores de várias instituições vão participar das mesas redondas, entre eles o  Luís Eduardo Acosta, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que é também o presidente nacional do Andes, Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, e Graziela Shneider Urso, professora da Universidade de São Paulo e autora do livro “A Revolução das Mulheres: Emancipação Feminina na Russa Soviética: artigos, atas, panfletos, ensaios”, que será lançado no dia 30, no CAHL.

O evento contará também com a participação do professor Milton Pinheiro, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); do presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Pascoal Pinheiro. Vários organizações da sociedade civil organizada já confirmaram presença nas comemorações, a exemplo do Movimento Negro Unificado, o Fórum Anarquista Especifista da Bahia (FAE), o Movimento Estudantil e Representação Quilombola.

As incrições podem ser feitas online ou presencialmente.

Mais informações: http://100darevolucaorussa.wordpress.com/

Facebook: http:www.facebook.com/100-Anos-da-Revolu%C3%A7%C3%A3o-Russa-UFRB-106119713370989/

Ascom CAHL – Projeto de Extensão

Equipe: Grazzy Farias, Iasmyn Gordiano, Josuel Rocha, Karla Souza, Mirielly Senna