Alunos do curso de Jornalismo vencem prêmio nacional

Publicado: Quinta, 21 Setembro 2017 12:31

Os estudantes de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Caíque Fialho, Camilla  Souza, Giovanna Ramos e Luana Souza conquistaram o primeiro lugar da EXPOCOM, Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), com o programa "Rádio - Quilombo: uma experiência na Bahia do Iguape".

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, organizado pelo INTERCOM,  é considerado o maior evento da área no país. Organizado desde 1977, tem anualmente cinco edições regionais, sendo Fortaleza o palco do encontro da região Nordeste e uma edição nacional que ocorreu em Curitiba este ano. A EXPOCOM faz parte do
congresso e valoriza os melhores trabalhos experimentais desenvolvidos especificamente por estudantes da comunicação. A vitória representou a premiação simbólica dos​ estudantes que realizaram o trabalho, sob a orientação da professora Daniela Ribeiro e com o apoio na produção técnica do servidor técnico em educação, Saulo Leal. A equipe venceu na categoria Produção Laboratorial em Audiojornalismo e Radiojornalismo. Entre os concorrentes na categoria estavam discentes da PUC do Paraná, da Universidade  Federal do Amazonas e da Universidade de Guarulhos.

O programa "Rádio Quilombo: uma experiência na Bahia do Iguape” apresenta ao público as peculiaridades de Santiago do Iguape, uma pequena vila de pescadores, marisqueiras e agricultores quilombolas, pertencente ao município de Cachoeira. A produção conta  história, a vida e as dificuldades que essas pessoas enfrentam em seu
cotidiano na vila.  "Foi uma sensação incrível de ao mesmo tempo ter a responsabilidade de representar o nordeste em uma etapa nacional e acima de tudo mostrar um pouco do nosso Quilombo", diz Caíque Fialho, um dos idealizadores da produção. Segundo ele, foi emocionante também ter o trabalho reconhecido e ter a responsabilidade de representar a instituição na qual estuda.

Poder fazer parte da produção do programa foi para Giovanna Ramos uma experiência de entrar em contato com a cultura local do município cachoeirano, já que ela é de outra cidade. “Saber que um trabalho que você fez parte venceu um prêmio nacional em meio a tantos outros ótimos trabalhos é uma sensação ótima", avalia Giovanna.

Para Camilla, “foi uma experiência especial, apesar e não ter tanta motivação no início e ter incertezas se iríamos conseguir". A estudante Luana Souza conta que demorou a acreditar que era real. “Concorremos com universidades que possuem um grande potencial, e por isso não acreditei muito que chegaríamos a ganhar o prêmio. Mas ganhamos  e estamos radiantes com essa conquista e com os títulos que comporão nossos Lattes", celebra a estudante.

A professora Daniela Ribeiro, orientadora de todo o trabalho, disse que foi maravilhoso ver que o programa venceu o EXPOCOM nacional. "Acho que além da qualidade técnica, o Rádio Quilombo se destaca pela identidade. Os alunos deram um show na apresentação do trabalho. É uma vitória coletiva, mas, sobretudo, coroa todo o empenho e dedicação do grupo envolvido", afirmou a professora.

Ascom CAHL – Projeto de Extensão

Equipe: Grazzy Farias, Iasmyn Gordiano, Josuel Rocha, Karla Souza, Mirielly Senna