Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Abertura do Seminário 90 anos vida e obra de Dona Dalva

Publicado: Terça, 26 Setembro 2017 14:12

Em mesa de abertura composta pelos professores Gabriel Ávila, Edgilson Tavares, Wilson Penteado e Goretti Fonseca, pela mestranda em Ciências Sociais , Rosangela Cordaro e pelo representante da Fundação Pedro Calmon, Ary da Matta, iniciou na manhã do dia 26 de setembro o Seminário 90 anos vida e obra de Dona Dalva, no auditório do CAHL, campus Cachoeira/São Félix. As atividades do seminário dão continuidade ao mês de homenagem à Dalva Damiana de Freitas, doutora honoris causa pela UFRB desde 2012.

Após a abertura, em uma aula cantada em parceria com a artista e cantora Clécia Queiroz, Dona Dalva narrou trechos de sua história de vida e devoção religiosa a partir de suas composições. “Maria Tereza era mãe de minha mãe. Minha avó. Como eu era a primeira neta, ela dizia que quem ia me criar era ela. Quando ela lavava roupa do rio Caquende, eu levava a comida dela e ela cantava os sambas que eu aprendi”, explicou D. Dalva ao comentar a letra do samba Maria Tereza.

Para o professor Wilson Penteado, coordenador do seminário, Dona Dalva representa os valores defendidos pela UFRB no cenário nacional e suas contribuições no campo da cultura e expressões artísticas servem de inspiração para todos. Ao final, o Samba de Roda Suerdick, grupo fundado por Dona Dalva, brindou os presentes com uma apresentação de samba de roda.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página