Estudante de Publicidade e Propaganda é premiada no 13º Colóquio de Moda

Publicado: Sexta, 20 Outubro 2017 06:46

A estudante do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Fernanda Barbosa, foi premiada com o melhor trabalho de iniciação científica dos eixos temáticos de Comunicação e Marketing, no 4º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda, evento que agrega o 13º Colóquio de Moda, realizado entre os dias 11 e 15 de outubro, na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru, São Paulo. O evento é o principal no país com o objetivo de promover a troca de conhecimentos a respeito do estado da arte, da ciência e da tecnologia desenvolvidas por meio da produção científica nacional e internacional no campo da Moda e em suas inter-relações. A premiação pelo comitê científico ocorreu na cerimônia de encerramento do evento, na tarde de domingo, 15 de outubro.

O trabalho teve como tema uma análise sobre a identidade cultural em um blog de moda da cidade do Rio de Janeiro, e identificou nas postagens do blog de moda “Rio etc”, a relação da moda com a formação de uma memória identitária local. “Nessa pesquisa demonstramos como a moda proporciona a construção da diversidade cultural e aprimoramento identitário de uma sociedade. Receber esse prêmio foi uma excelente oportunidade que tive em representar a UFRB e o meu curso, e algo muito significativo para minha trajetória acadêmica”, conta.

A pesquisa foi realizada sob orientação da professora do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB, Dra. Renata Pitombo Cidreira, e junto as atividades do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura, com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (UFRB/CNPq). O trabalho será publicado na Revista Dobrinhas, publicação da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem).

Site do Colóquio de Moda: www.coloquiomoda.com.br

IMG 20171015 143510360