Nota de pesar e indignação pelo incêndio que destruiu o Museu Nacional/UFRJ

Publicado: Segunda, 03 Setembro 2018 21:11

O Colegiado do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Recôncavo, em nome de seus estudantes, técnicos e professores, lamenta o incêndio que destruiu o maior acervo de história natural e antropologia da América do Sul, pertencente ao Museu Nacional/UFRJ, no Rio de Janeiro, na noite do dia 02 de setembro de 2018.

Neste triste episódio da história brasileira foram perdidas coleções de holótipos insubstituíveis, o maior acervo público de egiptologia da América do Sul, obras documentais únicas, além de vasto acervo etnológico raríssimo. Com mais de 20 milhões de objetos, além da destruição de laboratórios e materiais de pesquisa, o maior Museu de História Natural da América Latina deixou de existir.

Observamos indignados o descaso do governo com a educação e a ciência no país e consideramos o episódio de ontem mais um crime à cultura e a memória.

Esse é só o início do que pode vir a acontecer com inúmeras instituições museológicas no país, que sofrem com o desinteresse e com a falta de investimentos mínimos necessários para sua manutenção e integridade.

A comunidade do Curso de Bacharelado em Museologia da UFRB se solidariza com os profissionais do Museu Nacional/UFRJ, desejando que a instituição possa se reerguer em patamares dignos de sua historicidade e dignos da excelência de sua comunidade acadêmica.

Cachoeira, 03 de setembro de 2018.

Colegiado do Curso de Bacharelado em Museologia / UFRB