NOTA PÚBLICA DE SOLIDARIEDADE AOS PROFISSIONAIS DO IBRAM E AO SETOR MUSEOLÓGICO BRASILEIRO

Publicado: Quarta, 12 Setembro 2018 07:48

NOTA PÚBLICA DE SOLIDARIEDADE DO CURSO DE MUSEOLOGIA DA UFRB AOS PROFISSIONAIS DO IBRAM E AO SETOR MUSEOLÓGICO BRASILEIRO

A comunidade (estudantes, técnicos e docentes) do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia vem a público manifestar extrema surpresa e preocupação com a substituição açodada e antidemocrática do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), uma instituição de personalidade jurídica pública que tem a finalidade de conduzir as políticas nacionais do setor museológico, pela Agência Brasileira de Museus (Abram), uma instituição de personalidade jurídica privada sem fins lucrativos.

Entendemos que a criação da Abram idealizada e conduzida internamente por um grupo técnico do Ministério da Cultura (Minc) – promovida em apenas uma semana (após a tragédia ocorrida com o Museu Nacional/UFRJ no último dia 02), informada através de um convite durante o dia e assinada no final da tarde de ontem pelo Presidente da República, senhor Michel Temer, e tornada pública hoje, 11/09/2018, através da publicação no DOU das Medidas Provisórias nº 850 e 851 – é autoritária, na medida que era desconhecida, de forma que tomou de surpresa a tod@s os profissionais dos museus.

Entendemos como estranha que uma ação ligeira produzida por poucos seja imposta em substituição às políticas públicas para o setor museológico construídas coletivamente nos últimos 15 anos. Questionamos, por isso, o porque da criação de uma agência ao invés de promover o fortalecimento do Ibram? É estranho, também, que depois de promovida a mudança de cima para baixo o Minc convide a comunidade museológica para o diálogo sobre aquilo que já está decidido e alterado. Sem a possibilidade de reflexão é impossível dimensionar o impacto que essa ação causará para a preservação dos patrimônios culturais da União salvaguardados nos museus, além de ver, como medida direta, a substituição da coisa pública pela coisa privada, do coletivo pelo individual.

Assim sendo, a comunidade do Curso de Bacharelado em Museologia da UFRB se solidariza com os profissionais do Ibram, informa que estará analisando detidamente os possíveis impactos dessa ação e se põe à disposição para a luta!

Cachoeira, 11 de agosto de 2018.

Comunidade do Curso de Bacharelado em Museologia da UFRB