UFRB investe na internacionalização através do ensino de idiomas

Publicado: Terça, 04 Junho 2019 15:25

Durante o seminário Internacionalização Universitária da UFRB foi destacada a importância da experiência de estudantes que realizaram intercâmbio, a partir da
atuação da Superintendência de Assuntos Internacionais (Supai), através do Programa Idioma sem Fronteiras (Isf) na UFRB. Durante o evento, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras, a superintendente Carolina Fialho Silva e os professores que atuam no programa Idiomas sem Fronteira, Kelly Barros e Flavius Almeida dos Anjos apresentaram o processo para o desenvolvimento do domínio do inglês, língua mais utilizada em escala global.

O objetivo da superintendência é consolidar a internacionalização para fortalecer o diálogo com instituições de várias partes do mundo, estimular a realização de acordos de cooperação, além de fomentar o intercâmbio acadêmico-cientifico, com a recepção de professores, estudantes e pesquisadores da UFRB, promoção de palestras e cursos, reuniões e seminários. A Supai conta em sua estrutura com um Núcleo de Mobilidade, coordenado por Renata Santos, e um Núcleo de Cooperação Internacional, sob a coordenação de Leonardo de Freitas Neto. “A gente por exemplo participou esse ano da reunião do Segri que é uma comissão de assessoria de universidades e institutos federais, então a Supai faz parte dessa rede”, enfatizou Carolina Fialho.

O Programa Idioma sem Fronteiras é ligado ao Ministério da Educação e tem como objetivo incentivar o aprendizado de idiomas em geral. Neste momento, a UFRB oferece a formação em língua inglesa e disponibiliza nove bolsas integrais relacionadas ao convênio com o Japão. Ao longo do ano, a chamada é feita através do site da UFRB, na página do ISF, para que os interessados possam fazer os cursos de leitura, vocabulário adicionados à escrita ou atividades orais. Alunos regulares com matricula, técnicos e professores podem se inscrever.

O primeiro passo para ter acesso ao programa é entrar no site e conhecer o ISF, em seguida, cada estudante recebe um e-mail que contém os tutoriais de ensino com os passos a seguir. A última etapa é a realização de um teste de nivelamento. “O teste de nivelamento é um caminho pra começar a usar essa ferramenta digital que se chama My English Online. É preciso estar nesse programa virtual que é de aprendizado”, ressaltou a professora Kelly Barros sobre a ferramenta que serve de suporte para o aluno. As atividades do My English têm que estar atualidas para que o estudante mude de nível e participe de outras ofertas, caso contrário as senhas são desativadas. “Sobre as senhas, com os cortes o governo federal só vai distribuir senhas para o My English online até o
final de julho”, alertou a professora Kelly Barros.

Ascom CAHL – Projeto de Extensão
Equipe: Beatriz Victoria, Crislane Nunes,Geise Ribeiro, Girlane Silva, Janaildes Brito, Tallita Lopes, Rebeca Mota