Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Encontro discute relação entre gestão e extensão universitária

Publicado: Terça, 18 Junho 2019 14:09

O curso de Tecnologia em Gestão Pública deu inicio ao 1º Ciclo de Debates em Gestão Pública Contemporânea com um debate sobre a Extensão Universitária na Formação do Gestor Público, com a participação da professora Pâmela de Medeiro Brandão, do Departamento de Administração, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e do professor Paulo Éverton Mota Simões, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especializado em Administração Pública. Durante o evento no auditório Tranquilino Bastos, no Centro de Artes, Humanidades e Letras, os professores convidados ressaltaram, de modo especial, a importância da extensão para o curso de gestão.

A mediadora e coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Pública, Doraliza Monteiro, destacou a importância da Gestão Universitária nesse contexto político social, de cortes, em que a educação pública superior e de qualidade é questionada e a sua eficiência entra em debate sob o ponto de vista do gestor público. “Temos que ampliar esse conceito e nas disciplinas a gente trabalha mais sobre isso”, justificou a professora Doraliza Monteiro.

A extensão universitária constitui um diferencial para a relação da sociedade com a universidade que, deste modo, presta serviços de maneira gratuita para além das atividades da instituição. A ação extensionista faz com que os estudantes rompam barreiras, pois muitas vezes a população não tem ideia do que acontece dentro da universidade, pensando que não é um lugar que faz parte da sua realidade. “À medida em que uma universidade vem para uma cidade no interior e que a gente consegue estabelecer espaço de processo de extensão que faz com que as universidades cheguem na população, a gente vai construindo também um processo de compartilhamento e valorização dos saberes e da troca de saberes”, destacou o professor Paulo Simões.

Para a professora Pâmela de Medeiro, a gestão pública deve adotar uma série de procedimentos, estratégias e tecnologias que sejam capazes de fazer com que os objetivos constitucionais do Estado sejam atingidos e nesse processo garantir sua governabilidade e governança. A especialista explicou que a governabilidade está diretamente relacionada à legitimidade do Estado, ao reconhecimento da sua população de que este tem condições de desenvolver ações necessárias para o cumprimento de seus objetivos, enquanto a governança diz respeito ao conjunto de recursos que são necessários para que seja possível governar. “As pessoas capazes de exercer essa governança são os gestores públicos”, enfatizou a professora da UFRN.

 

Ascom CAHL – Projeto de Extensão

Equipe: Beatriz Victoria, Crislane Nunes, Geise Ribeiro, Girlane Silva, Janaildes Brito, Tallita Lopes

registrado em:
Fim do conteúdo da página