Debate marcou o lançamento da revista Afirmativa no CAHL

Publicado: Terça, 18 Junho 2019 14:11

Durante o lançamento da terceira edição impressa da revista impressa Afirmativa, na semana passada, no Centro de Artes Humanidade e Letras, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL-UFRB), foi realizado o debate sobre o tema Mídias Negras – disputas de narrativas e imaginários pelo enfrentamento ao racismo. Promovido pelo coletivo de mídia negra Revista Afirmativa, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM – UFRB), o evento contou com a participação da jornalista e doutora em comunicação Rosane Borges, do jornalista, doutor em educação e fundador do Jornal Irohin, Edson Cardoso e da jornalista, doutora em comunicação, professora do Cahl e vice-coordenadora do PPGCOM, Jussara Maia.

A editora da revista e egressa do curso de Comunicação Social-Jornalismo da UFRB, Alane Reis fez a mediação, destacando que a comunicação tem um papel chave no que diz respeito a construção de imaginários pelo ser humano sobre o cotidiano das relações sociais. A mediadora enfatizou a importância da população negra ter acesso também a produções da mídia negra, pois normalmente lida com imaginários negativos sobre eles mesmos por falta de acesso a outras referências.

A Revista foi concebida com o intuito de dar visibilidade a produções de negros sobre questões ligadas a experiência de ser negra e negro para toda a sociedade, em março de 2014, como Trabalho de Conclusão de Curso de um grupo de estudantes de Jornalismo da UFRB. A publicação se tornou um veículo de mídia negra, impresso e online voltado para as questões contemporâneas relacinadas à comunidade negra. A revista pode ser acessada em plataformas digitais e em todas as redes socias, além do site www.revistaafirmativa.com.br.

Ascom CAHL – Projeto de Extensão

Equipe: Crislane Nunes, Geise Ribeiro, Girlane Silva, Janaildes Brito