Programa de extensão do CAHL usa WebTV para ampliar troca com a comunidade

Publicado: Terça, 18 Junho 2019 14:12

Em sua quinta edição, o programa Saberes Cruzados realizou ao longo do primeiro semestre de 2019 variadas ações de extensão, reunindo a comunidade interna da UFRB e segmentos externos da universidade, a exemplo da Casa do Patrimônio IPHAN-Cachoeira e o Samba de Roda de Dona Dalva, dentre outras. A proposta é buscar firmar parcerias com o intuito de, como o nome destaca, cruzar os saberes, proporcionando uma troca valorativa dentro das atividades realizadas. Para promover uma comunicação interativa e contemporânea, o programa conta também com diversos meios de divulgação, com a utilização de redes sociais e a produção de uma WebTV que surge com a finalidade de estabelecer laços comunicacionais para dar maior visibilidade às ações do Saberes Cruzados.

Sob a coordenação da Gestora de Extensão do Centro de Artes Humanidades e Letras, a professora Martha Rosa, o programa Saberes Cruzados foi desenvolvido com a finalidade de estimular a produção de ações de extensão por parte da comunidade interna da UFRB e também para atender a demanda proposta pelos diversos segmentos envolvidos, de maneira que haja uma interação participativa. "O programa busca uma forma de trabalhar em conjunto e não estabelece uma hierarquização entre a universidade que produz conhecimentos e a comunidade que recebe esse conhecimento", avalia a gestora Martha Rosa.

A WebTV se configura como uma vertente do Saberes Cruzados, enquanto um espaço dinâmico que vai além da divulgação e visibilidade das ações. É apontado pela coordenação também como uma oportunidade prática de realizar atividades relacionadas ao campo profissional de estudantes de vários cursos do Cahl. A cobertura feita pela WebTV não se limita apenas as atividades relacionadas ao Saberes Cruzados, mas expande-se para todas as ações realizadas pelo Cahl. “A WebTV tinha, inicialmente, a proposta de fazer a divulgação maior dos cursos ofertados, mas expandiu-se e através disso buscamos pautas externas, trazendo a comunidade de fato para dentro da universidade", avalia o diretor da WebTV, o servidor técnico em Educação, Everton Suzart.

Ascom CAHL – Projeto de Extensão

Equipe: Beatriz Victoria, Crislane Nunes, Geise Ribeiro, Girlane Silva, Janaildes Brito, Tallita Lopes