Comunicado da Direção do CAHL

Publicado: Quinta, 23 Novembro 2023 18:44

Prezada Comunidade do CAHL,

No último dia 01 de novembro, foram iniciadas as obras de pintura e melhorias na infraestrutura do Pavilhão de Aulas Leite Alves. Essa iniciativa é parte do nosso compromisso em proporcionar um ambiente educacional de qualidade e em constante desenvolvimento, visando o bem-estar da comunidade. Diante deste cenário de renovação, destacamos a importância vital da preservação do nosso patrimônio. As melhorias em curso não representam apenas aprimoramentos físicos, mas também simbolizam respeito e dedicação à educação e à história do nosso centro de ensino e do povo de Cachoeira. Estudar, conviver e trabalhar em um espaço agradável e que atenda às nossas necessidades é condição essencial e necessária à Permanência Material e Simbólica.

Vivenciamos - entre 2016 e 2022- tempos muito difíceis em diversas áreas e aqui destacamos as dificuldades enfrentadas pelas Universidades brasileiras. Ainda hoje, quando respiramos novos ares e novas possibilidades, os recursos para investimento e/ou manutenção ainda são poucos e conseguir trazê-los para a nossa Universidade é uma tarefa que exige empenho da Administração Central e das Administrações locais. Cuidar e preservar tudo o que construímos até aqui é nosso dever e requer implicação de toda a comunidade.

Pensando nesse trabalho coletivo de preservação, é que temos dialogado com as representações estudantis, com os/as servidores(as) e no dia de ontem (22/11), trouxemos o tema para o Conselho Diretor do CAHL. Nos próximos dias, faremos uma plenária para debater o assunto e reiterar a necessidade de aplicar as medidas administrativas para garantir a integridade do patrimônio público.

As ações afirmativas, a interiorização da Universidade, o ensino público de qualidade, entre outras ações de democratização da educação, são pautas muito caras aos movimentos sociais. Muitas e muitos pavimentaram os caminhos que nos fizeram chegar até aqui e é nosso dever garantir o acesso dos/das que ainda virão.

Reiteramos nosso compromisso com a UFRB, com o CAHL e com a garantia da preservação do Patrimônio.

Profª Drª Dyane Brito Reis
Diretora CAHL-UFRB