10/08/2016 - 2º Dia de Campo da Fazenda Experimental do CCAAB: Sistemas de Produção Agrícola no Recôncavo

Local: Campo Experimental Vegetal da Fazenda Experimental do CCAAB

Data: 10 de agosto de 2016

Horário: 08:00 ás 12:00 h

Público alvo: Produtores Rurais, estudantes do CETEP e estudantes do CCAAB/UFRB

Inscrições: No dia e local do evento

Descrição:

Em comemoração ao Ano Internacional das Leguminosas, foram instaladas quadras demonstrativas de leguminosas com espécies locais, regionais e oriundas de Centros de Pesquisas, com alto potencial de adaptabilidade, produtividade e aceitabilidade pelos consumidores do Estado da Bahia. Foram cultivadas cultivares do feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris, L.): IAC Imperador, feijão preto IAC Una, BRS Esteio,  BRS 7762, BRSMG Realce , BRS Radiante, BRS Agreste, Jalo Precoce, Feijão Pérola, BRSMG Madrepérola, BRS 10408, BRS Estilo, BRS Embaixador; variedades do feijão-caupi (Vigna unguiculata, (Walp) L.) e do amendoinzeiro (Arachis hypogaea L.) pela sua importância na dieta alimentar e na geração de renda da população do Estado da Bahia. Dentre essas, merece destaque a cultura do amendoim para o Recôncavo Baiano, uma vez que cerca de 80% da produção obtida é destinada ao mercado de consumo in natura, como amendoim torrado ou cozido, gerando empregos diretos e indiretos, conferindo grande importância no contexto socioeconômico dessa Região, principalmente pelo seu consumo em feiras livres e festejos juninos.

Além das quadras de feijão e amendoim foram estabelecidas leguminosas e outras plantas com potencial para manejo de solo. O cultivo de plantas em rotação/sucessão/consorciação com as culturas comerciais, permitem melhorias  significativas nos atributos químicos, físicos, biológicos e conseqüentemente maior conservação da água no solo.

O conhecimento e utilização de plantas com potencial forrageiro em consórcio ou solteira, para Sistema Plantio Direto (SPD) ou ainda utilizadas para a rotação visando recuperação de solos são de fundamental importância no manejo dos solos que apresentam tais limitações, principalmente de ordem química e física como as que ocorrem nos Latossolos e Argissolos predominante na região.

Portanto, o objetivo do evento é a promoção do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas no cumprimento do tripé ensino, pesquisa e extensão, através da difusão das técnicas aplicadas ao manejo dos sistemas de produção agropecuário, proporcionando, assim, a comunicação entre produtores, profissionais técnicos, lojas e empresas agropecuárias, pesquisadores e estudantes, além da difusão de tecnologias e alternativas mais sustentáveis, para aumento da rentabilidade e produtividade, fortalecendo assim a agricultura familiar na região do Recôncavo.

Imagem1