Título de Professor Emérito ao docente Oton Meira Marques

No dia 28 de julho a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou a entrega do Título de Professor Emérito ao docente Oton Meira Marques, durante sessão solene do Conselho Universitário (Consuni), na Biblioteca Central da UFRB, campus de Cruz das Almas.

A cerimônia contou com a presença da vice-reitora Georgina Gonçalves (presidente da mesa), do Diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), o Professor Elvis Lima Vieira, dos conselheiros, de familiares e amigos do Professor Oton.

“A UFRB entregou ao nosso Amigo e Colega Oton Meira Marques o Título de Professor Emérito (título conferido por uma entidade de ensino a seus professores já aposentados, que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica, que se destacaram em sua área de atuação, pela relevância e/ou magnitude de sua produção e atividade científica, desfrutando de grande reconhecimento pela comunidade acadêmica. Trata-se da maior honraria existente hoje no meio acadêmico), registrando de forma inquestionável o trabalho, o comprometimento e o reconhecimento deste Profissional de alta qualidade para as nossas Instituições (Escola de Agronomia - UFBA e CCAAB - UFRB). Foi uma cerimônia alegre, descontraída e cheia de ótimas lembranças”, explanou o professor Elvis Vieira.

Na oportunidade, o Professor Carlos Alfredo Lopes de Carvalho prestou sua homenagem ao docente Oton, apresentando um resumo da sua vida acadêmica, citando: “o Título de Professor Emérito é o coroamento de uma trajetória de muita determinação e dedicação ao ensino superior, prestando serviço público federal de qualidade, rara e irreverente pedagogia na formação de recursos humanos, além de geração de conhecimento técnico-científico, para o qual dedicou boa parte da sua vida”.

O homenageado falou de sua dívida de gratidão: “estou endividado, minhas dívidas são de amor, gratidão, de reconhecimento do apoio que recebi em minha vida inteira de pessoas que eu nunca tinha visto. Agora esse reconhecimento eu vou carregar até o dia que morrer, o reconhecimento de ver tantos amigos me prestigiando... eu estou emocionado”.

O professor Oton também menciona sobre a honra desse título “estou recebendo um título aqui, pelo qual sou grato, eu reconheço que isto é uma honraria imensa, agora eu sou muito mais grato a centenas e centenas de pessoas que me ajudaram”.

Os Professores Elvis Lima Vieira (Diretor do CCAAB), Joelito de Oliveira Rezende (Professor Emérito da UFRB/CCAAB) e Ana Cristina Vello Loyola Dantas (Professora Titular/CCAAB) entregaram presentes ao Homenageado e a seus familiares.