V EpidemioBrasil - Workshop Brasileiro de Epidemiologia de Doenças de Plantas

Convite

Contamos com sua presença no período de 7 a 9 de dezembro em Cruz das Almas/BA para três dias de trabalho intenso, sessões estimulantes e discussão científica. O objetivo do Workshop Brasileiro de Epidemiologia de Doenças de Plantas (BWPDE) é unir estudantes, pesquisadores e profissionais da área da Epidemiologia de Doenças de Plantas do Brasil e de diferentes países do mundo, para juntos discutirmos estratégias para superar doenças que afetam a sanidade de plantas em escala local e regional.

O principal tema do encontro será "Epidemiologia de Paisagem". Apresentações irão cobrir toda a gama de temas de investigação, como a inteligência quarentenária; epidemiologia de paisagem; gestão regional de doenças de plantas; biologia de populações; interações multitróficas; métodos estatísticos e modelagem. Durante o seminário, palestrantes convidados e participantes, terão a oportunidade de partilhar os seus conhecimentos, com o intuito de apresentar problemas e propor soluções em patossistemas importantes para o agronegócio brasileiro.

Sobre o Workshop Brasileiro de Epidemiologia de Doenças de Plantas

Em 2004, o primeiro Workshop Brasileiro de Epidemiologia de Doenças de Plantas foi realizado em Viçosa/MG, sob a coordenação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em 2007, a segunda edição foi organizada pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP) em Campos do Jordão/SP. A terceira edição foi realizada em Bento Gonçalves/RS em 2010 e foi organizada pela Embrapa Uva e Vinho. Curitiba/PR foi escolhida para sediar o IV Workshop Brasileiro de Epidemiologia de Doenças de Plantas em 2013, organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Comissão organizadora

Presidente: Francisco Ferraz Laranjeira (Embrapa Mandioca e Fruticultura)

Membro: Marcela Silva Nascimento (Embrapa Mandioca e Fruticultura)

Comitê Científico e Técnico