Reencônvavo CCAAB 2017.1

Os novos acadêmicos ingressantes nos cursos de Agronomia, Agroecologia, Medicina Veterinária, Gestão de Cooperativas e Licenciatura em Biologia participaram no dia 18/05 de uma recepção aos calouros (Reencônvavo 2017.1).

O evento foi realizado pelo Núcleo de Gestão de Atividades de Extensão e consistiu em apresentar a universidade e os seus setores, centros e entidades estudantis que atuam diretamente aos estudantes durante todo o percurso acadêmico. Estiveram presentes no evento o Diretor e o Vice-diretor do CCAAB, representantes da PROPAAE (Neto Nascimento), da Biblioteca (Neubler Nilo, Antônio Sarmento e Alfredo Melgaco), a equipe do NUGTEAC/CCAAB, alunos e tutores dos PETs Agronomia, Mata Atlântica: Conservação e Desenvolvimento, Conexões e Saberes Socioambientais, além do DALA-Agronomia. Após todas as apresentações, houve sorteio de livros doados pela Biblioteca Central da UFRB e a entrega de cadernos e pastas cedidos pela PROPAAE. Os coordenadores de cursos também se reuniram com os calouros para transmitir informações importantes, apresentar a grade curricular do curso e desejar boas-vindas aos estudantes.

Nesta edição foi realizado o Trote Ecológico com o apoio da SIPEF-NUMAM. De acordo com a coordenadora do evento, professora Gabriela Pinheiro, o início de um novo período letivo coincidiu com a primeira etapa do plantio de mudas de árvores do Projeto “Arborizar UFRB”, coordenado pela professora Flora Piasentin.

Para a Gestora de Extensão do CCAAB, professora Gabriela Pinheiro, a iniciativa foi uma oportunidade para os alunos recém-ingressos conhecerem o trabalho que vem sendo realizado pela equipe do Projeto “Arborizar UFRB” e promover uma aproximação de forma saudável dos calouros com os veteranos. “A arborização cria um ambiente agradável dentro da Universidade refletindo na qualidade de vida da comunidade acadêmica, além de despertar a consciência dos novos alunos para questões ambientais e consolidar um caminho a ser percorrido com senso de responsabilidade e participação ativa.”

O "Reencôncavo Solidário" consistiu na arrecadação de roupas em bom estado de uso e demais objetos como livros, calçados, artigos Pet (coleiras, guias, etc) além de ração para serem doados para a APACA – Associação de Proteção dos Animais de Cruz das Almas.  O Núcleo de Gestão de Atividades de Extensão do CCAAB informa que continua recebendo doações devido ao pouco material arrecado no dia do evento. Todos os itens doados serão comercializados no Bazar Beneficente promovido pela APACA e, com isso, viabilizar tratamentos, castrações e vermifugações de animais que vivem nas ruas. Os bazares da APACA acontecem na praça central, em frente ao Banco do Brasil. COLABORE!

Fonte: Gabriela Lucia Pinheiro

Fotos: ASCOM