Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

12 a 16/03/2018 - XVII Congresso Brasileiro da Mandioca

Com promoção da Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM), realização da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) juntamente com a Corporación CLAYUCA, o XVII Congresso Brasileiro da Mandioca será realizado no período de 12 a 16 de março de 2018, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA).

Considerando a importância do cultivo da mandioca também para os países da América Latina e região do Caribe, decidiu-se promover juntamente com o XVII Congresso Brasileiro de Mandioca o II Congresso Latino-Americano e Caribenho de Mandioca.

Participante da comissão organizadora dos eventos, o professor Marcos Roberto da Silva do CCAAB/UFRB é o atual Presidente da Sociedade Brasileira, entidade sediada no Campus de Cruz das Almas da UFRB, desde 2016. Além de membro da comissão executiva dos eventos o professor participará como moderador nas mesas-redondas “Mandioca conservacionista: conceitos e práticas” e “Mecanização da cultura da mandioca”. Dada a importância da cultura na região do Recôncavo e os trabalhos desenvolvidos pelo grupo coordenado pelo Professor Marcos Silva um grupo de discentes do Curso de Agronomia participará do evento com a apresentação de trabalhos técnico-cientificos e auxiliando a comissão organizadora.

Os Eventos constituem o principal fórum de integração dos agentes da cadeia produtiva da mandioca, representados por instituições de ensino, pesquisa, fomento, assistência técnica e extensão, defesa vegetal, produtores agrícolas e empresários. São também fortes oportunidades para apresentação de inovações geradas no setor de máquinas e equipamentos, bem como para levantamento e prospecção de novas demandas de interesse.

Dos temas a serem discutidos em ambos os eventos, destacam-se aqueles relacionados à cadeia produtiva da mandioca, os quais perpassam desde o aproveitamento da raiz para alimentos funcionais, práticas culturais, alta gastronomia, importância para a segurança alimentar, políticas públicas, mercados alternativos, até a sua contribuição para redução de impactos ambientais. O aspecto científico do Congresso se completa com a apresentação de trabalhos científicos em grupos de trabalho e em formato de pôsteres.

Dessa maneira, o XVII Congresso Brasileiro da Mandioca e o II Congresso Latino-Americano e Caribenho de Mandioca oportunizarão a troca de experiências e difusão de tecnologias, melhorando toda a cadeia produtiva da mandioca, tanto de mesa (alimentação humana e animal), como de indústria (farinha e fécula).

 

Link do evento: http://cbmandioca2018.com.br/

Link da Sociedade Brasileira de Mandioca: http://sbmandioca.org/

 

Fonte texto: Prof.  Marcos Roberto da Silva do CCAAB/UFRB

 FOLDER CBMANDIOCA 2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página