Publicado: Segunda, 19 Junho 2017 09:10

1º Seminário de Educação Ambiental e Ecológica do CCAAB e Traripe – da Teoria à Prática , foi realizado no dia 09 de junho de 2017, no Traripe Espaço Cultural Ecológico – Oliveira dos Campinhos/Santo Amaro da Purificação – BA, promovido pelo Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da UFRB - Campus de Cruz das Almas, através da Direção do Prof. Elvis Vieira Lima, com a coordenação da Gestora de Extensão, Prof.ª Gabriela Lúcia Pinheiro, apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e os gestores do Traripe, a Bióloga Jane de Albuquerque M. Figueiredo e o Prof. Médico Veterinário Luciano José Costa Figueiredo.

O Seminário foi realizado em comemoração a Semana do Meio Ambiente e teve como proposta promover o diálogo entre universidade, escola, comunidade, poder público e outros parceiros, visando ao encaminhamento de propostas de ações conjuntas através do desenvolvimento de projetos voltados à sustentabilidade ambiental, econômica e social.

O evento, realizado no Teatro Caetano Veloso e no Traripe Espaço Cultural e Ecológico contou com a presença do Capitão Washington, Secretário de Governo e representante do Prefeito de Santo Amaro, da coordenadora da Coordenadora Municipal de Meio Ambiente, Kelly Freitas, professores e alunos das escolas estaduais e municipais da comunidade local. Também reuniu professores e estudantes da UFRB que se deslocaram até ao distrito de Oliveira dos Campinhos, além de visitantes como a Profª Erika Teles Cordeiro Mineiro, da UEFS e idealizadora e criadora da UNAMACS – Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cidadania Sustentável.

O dia de atividades foi aberto com a mesa redonda com o seguinte tema “Educação Ambiental: da Teoria à Prática”. Participaram da mesa Jane Figueirêdo, Kelly Freitas e os professores do CCAAB, Vanderlei Veloso, Renato de Almeida, Jesus Manuel Delgado. A mediação da mesa foi feita pelo professor Elvis Lima Vieira. Logo após a abertura oficial, foi exibido, através de um vídeo, o momento de soltura de um pássaro ao seu habitat natural, na ocasião de uma visita dos coordenadores do evento ao Traripe. Segundo Jane Figueirêdo, bióloga e administradora do Espaço, a ave foi entregue pela Polícia Militar.

A tarde, os participantes se dividiram entre oficinas no Traripe e palestras no Teatro Caetano Veloso com os professores da UFRB, Prof. Philippe Sablayrolles e Prof. Vanderlei Veloso. Ao todo foram ofertadas seis oficinas coordenadas por professores e alunos do CCAAB/UFRB.

Oficinas Temáticas:

• Produção de produtos orgânicos x Utilização de Agrotóxicos (Prof. Flavia Barbosa e Prof. Matheus Quintela)
  • Controle e destino dos resíduos sólidos/Confecção de horta vertical (Prof. Yuri Caires Ramos e José Fernando Gaspar)
  • Acidentes com serpentes: identificação, prevenção e tratamento (Profª Jacqueline Ramos Machado Braga)
  • Ecologia e Comportamento Animal (Prof. Marcos Roberto Rossi e Prof. Arielson dos Santos Protázio)
  • Solos do Traripe (Prof. Oldair DelArco Vinhas Costa)
  • Inseticidas Naturais (Discentes Lilian Santana dos Santos Rosa e Daniel Ribeiro da Silva Invenção)

Na sessão de encerramento, Jane Figueirêdo realizou a leitura da Carta Compromisso de Oliveira dos Campinhos que foi assinada pelos presentes. Durante a sessão de encerramento, Dr. Luciano José Costa Figueirêdo, médico veterinário e esposo de Jane Figueirêdo, comentou sobre a missão e o propósito da existência do Traripe Espaço Cultural Ecológico como espaço de pesquisa e troca de conhecimentos.

O evento promoveu um amplo espaço de discussões, valorização da pesquisa científica, das práticas extensionistas, integrando o ensino de graduação e estimulando o encontro de alunos da UFRB e das escolas da região, professores, pesquisadores e a comunidade externa, fortalecendo parcerias com ampla difusão de conhecimentos, debates e trocas de experiências. Estiverem presentes mais de 150 pessoas.

Fonte: (Gabriela Lúcia Pinheiro e Nadja Ribeiro Santos)