I Caminhada Ecológica

Publicado: Segunda, 22 Outubro 2018 09:27

No domingo dia 30 de setembro de 2018 foi realizada a I Caminhada Ecológica na UFRB Campus Cruz das Almas – BA. A proposta do evento foi realizar uma caminhada coletando resíduos sólidos no Campus.

O evento contou com a participação de aproximadamente 75 pessoas, sendo que dentre os participantes se faziam presentes monitores, coordenadores, membros da comunidade acadêmica da UFRB, e da comunidade externa, a exemplo de praticantes de esportes que se exercitam na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Campus Cruz das Almas.

Representantes de escolas também participaram da caminhada, a exemplo de Fabiana Limeira (secretária do Colégio Augusto Eugênio da Silveira e discente da UFRB) e da professora Adriana Bastos (docente do Instituto Federal Baiano - Campus Santa Inês) e seus dois filhos, as mesmas mencionaram a importância de ações dessa natureza no ambiente acadêmico buscando incluir mais pessoas nas atividades sobretudo dos mais novos assegurando para todos e as futuras gerações ambientes mais agradáveis.

O evento teve apoio dos Diretórios Academicos (DAs) da UFRB, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, da Coordenadoria de Serviços Operacionais, Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis e da Empresa Cultivar Jr.

A programação do evento consistiu na inscrição dos participantes, seguida de um lanche coletivo, abertura do evento pelos coordenadores, os discentes do curso de Agronomia Diego Andrade e Raquelice Cardoso, falando sobre a importância de incentivar a pratica de exercícios físicos e a preservação ambiental a partir de ações sustentáveis, a exemplo da caminhada. Foi feito também um alongamento, bate papo ecológico, divisão dos grupos com distribuição dos materiais (sacos plásticos e ganchos para coletar resíduos, luvas para proteção e água para hidratação), orientação aos participantes ressaltando os cuidados necessários para atividade e em seguida os grupos foram direcionados aos respectivos pontos de coleta no Campus.

Ao fim da atividade todo material coletado foi reunido em pontos estratégicos para redirecionamento adequado. Todos 110 sacos de lixo foram ocupados por resíduos e registrados por fotos, finalizando assim o evento com o discurso dos coordenadores da atividade.

Texto e imagens: Diego Andrade