Curso de Extensão em Biologia e Manejo de Serpentes

Publicado: Terça, 09 Agosto 2022 09:55

O Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB divulga que o Laboratório de Répteis e Anfíbios (RAN) do Setor de Biologia do CCAAB, realizou neste dia 08 de agosto o Curso de Extensão em Biologia e Manejo de Serpentes, ministrado pela Profa. Jacqueline Braga e pelo biólogo Diego Macêdo.

O curso contou com a participação de estudantes de Biologia, Zootecnia e Medicina Veterinária, tendo na parte teórica a abordagem dos principais aspectos da biologia das serpentes de importância médica no Brasil, além dos efeitos do envenenamento, prevenção e primeiros-socorros.

Na parte prática, os estudantes identificaram as estruturas morfológicas de serpentes peçonhentas fixadas e aprenderam ainda o manejo com gancho e técnicas de contenção manual e com tubo de espécimes vivos.

Este foi um momento de integração entre os cursos do CCAAB com uma rica troca de conhecimento e aprendizado. O objetivo deste projeto é oferecer este curso na segunda semana de cada semestre letivo, considerando o interesse pelo tema entre os estudantes.

Texto e imagens: Jacqueline Braga