REENCÔNCAVO

CCAAB realiza o Reencôncavo 2022.1

Publicado: Terça, 13 Setembro 2022 12:02

O Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB realizou no dia 05/09/2022, nos períodos diurno e noturno o "Reencôncavo 2022.1".

O evento foi coordenado pelo Prof. Leonardo Azevedo Klumb Oliveira, Gestor de Atividades de Extensão do Centro, e a mesa de abertura foi composta pelo Magnífico Reitor Prof. Fábio Josué, o Magnífico Vice-Reitor Prof. José Mascarenhas, a Pró-Reitora de Graduação Profª. Karina de Oliveira Santos Cordeiro, o Diretor do CCAAB, Prof. Elvis Lima Vieira e o Vice-Diretor do CCAAB Prof. Josival Santos Souza.

A programação do evento no turno diurno contou com as falas dos Coordenadores dos cursos de Agronomia, Prof. Anacleto Ranulfo dos Santos, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais, Prof. Shanti Nitya Marengo, Medicina Veterinária Prof. Roberto Robson Borges dos Santos, e a Representante do curso de Tecnologia em Agroecologia Profª Flávia Barbosa. Além disso, a Pró-Reitora de Graduação e a servidora do Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do CCAAB Acidailza Fernandes Mascarenhas deram algumas orientações sobre processos acadêmicos. A Gestora de Pesquisa do CCAAB Profª Girlene Santos de Souza e o Gestor de Ensino Prof. Vanderlei Da Conceicao Veloso Junior também deram as boas vindas aos calouros e informaram sobre assuntos relacionados à pesquisa e ao ensino, e o Coordenador da Fazenda Experimental do CCAAB Prof. Matheus Pires Quintela apresentou a Fazenda para os calouros 2022.1.

O evento contou com a participação dos grupos estudantis PET Agronomia, PET Conexões de Saberes Socioambientais, PET Conexões de Saberes: UFRB e Recôncavo em Conexão, Empresa Cultivar Jr., Empresa Provet Jr. e Diretórios Acadêmicos de Agronomia, Medicina Veterinária e Biologia, além das Atléticas do Centro e de representantes da União dos Estudantes da Bahia.

No turno noturno o evento contou com a participação da coordenadora do curso de Licenciatura em Biologia Profª Elissandra Ulbricht Winkaler, da servidora Pedagoga Alessandra Queiroz de Almeida representando a PROGRAD e a servidora Juliana Nascimento dos Santos representando o Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo acadêmico e os cursos nos quais estão matriculados, além das diversas oportunidades oferecidas pela instituição. A programação contou ainda com a apresentação cultural do grupo "EducaRap".

Participaram no turno diurno aproximadamente 120 estudantes, e 60 estudantes no noturno. De acordo com o coordenador do evento, Prof. Leonardo, o evento Reencôncavo acontece com periodicidade semestral em todos os Centros da Universidade, constituindo um importante meio de aproximar o estudante recém egresso às esferas da gestão institucional. Ainda segundo o coordenador, “a iniciativa foi bastante satisfatória, o que é importante, pois representou o primeiro acolhimento presencial de calouros após dois anos de pandemia”.