Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
PIBITI

UFRB abre inscrição para docentes enviarem propostas para o PIBITI 2023/2024

Publicado: Sexta, 07 Julho 2023 11:52

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), divulga o recebimento de propostas do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBITI – 2023/2024), apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a UFRB.  

O prazo para envio de propostas, obrigatoriamente, pelo professor orientador, acontece no período de 30 de junho a 17 de julho. A inscrição acontece, exclusivamente, pelo endereço eletrônico sapx.ufrb.edu.br/2023.1. Os modelos de documentos necessários e indispensáveis estão disponíveis no site da PPGCI.

Será aceito apenas um projeto por docente orientador com até cinco planos de trabalho distintos vinculados ao projeto, podendo ser contemplado com até duas bolsas para alunos, regularmente matriculados em cursos de graduação da UFRB. Todas as propostas serão avaliadas quanto ao seu enquadramento pela Coordenação de Inovação (CINOVA) vinculada a PPGCI, que baseado na legislação define “inovação tecnológica como a concepção de novo produto ou processo de fabricação, bem como a agregação de novas funcionalidades ou características ao produto ou processo que implique melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade, resultando maior competitividade no mercado”. 

As propostas deverão contemplar apenas projetos de pesquisa que apresentem aderência a, no mínimo, uma das Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC): Tecnologias Estratégicas; Tecnologias Habilitadoras; Tecnologias de Produção; Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável e Tecnologias para Qualidade de Vida.  

Programa - O PIBITI tem como objetivos incentivar talentos na UFRB, contribuir para formação e engajamento de recursos humanos e despertar a vocação para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora do País.  

O PIBITI concederá bolsas com duração de doze meses, podendo se candidatar os discentes regulares dos Cursos de Graduação da UFRB. Estas bolsas terão início em 1º de setembro de 2023 e término em 31 de agosto de 2024. 

Esclarecimentos e informações adicionais sobre o Edital de Iniciação Tecnológica (PIBITI) poderão ser obtidos na Secretaria do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRB, pelo e pesquisa de cada Centro de Ensino. 

Confira o Edital 2/2023 - PIBITI 2023-2024.

Fonte: Portal UFRB

registrado em:
Fim do conteúdo da página