Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
GEPSOA

PJ036-2023

Publicado: Sexta, 04 Agosto 2023 16:35

Nos dias 27, 28 e 29 de junho, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Sistemas Operacionais Agrícolas (Gepsoa) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia recebeu cerca de 80 produtores rurais das localidades de Muritiba, Cabaceiras do Paraguaçu e Governador Mangabeira, por meio de um programa de visitas assistidas. Essa iniciativa faz parte do projeto de extensão intitulado "Apropriação e difusão de tecnologia em sistema conservacionista de mandioca para os agricultores familiares do Recôncavo da Bahia."

Durante esses três dias, os produtores puderam conhecer as novas variedades de mandioca desenvolvidas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, bem como os demais implementos agrícolas utilizados para o plantio, cultivo e colheita. Por exemplo, foram apresentados a plantadora de mandioca da marca Planti Center, o cultivador mecânico/químico da marca ASA Implementos e o afofador arrancador de mandioca. Além disso, os produtores foram informados sobre a diversidade de plantas de cobertura do solo e a prática de adubação verde, que são utilizadas para melhorar as propriedades do solo.

Ao final do dia, os produtores ficaram surpreendidos com os novos conhecimentos adquiridos e tiveram a oportunidade de levar para suas propriedades sementes/manivas das variedades de mandioca BRS Novo Horizonte e Poti Branca, com o intuito de disseminar essas variedades na região.

 

Orientador: Marcos Roberto da Silva
Bolsista: Estela De Jesus Sousa

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página