Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Internacionalização

UFRB leva empresas brasileiras de peixes ornamentais para feira internacional na Alemanha

Publicado: Quarta, 17 Abril 2024 11:00

aqua feed

O Projeto AQUA BRASIL, uma parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura  (MPA) e Universidade  Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), levará empresas  brasileiras de peixes ornamentais até  Nuremberg, Alemanha, para  participarem da  Interzoo 2024, considerada uma das maiores feiras de  negócio do mundo no  segmento PET (animais de estimação). 

Essa ação é uma das previstas no plano de trabalho do projeto, visando orientar  empresas que queiram  exportar, sejam elas iniciantes, já exportadoras ou  internacionalizadas. Outras ações envolvem capacitação  técnica e empresarial,  mapeamento da cadeia produtiva, abertura de mercado internacional, discussão de  políticas públicas que envolvem o setor, entre outras.

O segmento de aquários e peixes ornamentais ocupa hoje a 4ª posição entre os  animais de estimação  brasileiros, com mais de 22 milhões de peixes  comercializados no ano de 2022, representando um  crescimento de 4% em  comparação ao ano anterior. No quesito exportação os números também são  animadores, em 2022 o valor total exportado do mercado PET foi superior ao ano  anterior, com crescimento  de 4%, chegando a US$ 435 milhões.

O professor Leopoldo Barreto, do curso de Engenharia de Pesca do Centro de  Ciências Agrárias,  Ambientais e Biológicas (CCAAB), que coordena o projeto, afirma  que o projeto AQUA BRASIL almeja  alcançar um crescimento de 6% das  exportações brasileiras de organismos aquáticos ornamentais, além  de  levar para o mundo uma imagem associada à qualidade, diversidade e sustentabilidade do produto  brasileiro.

As empresas que participarão da feira de negócios estarão de 7 a 10 de maio no estande AQUA BRASIL,  com previsões de aumentar sua carteira de clientes, se atualizar com as inovações e tendências do  mercado. Isso consolida o Brasil como grande potência nas exportações de organismos aquáticos  ornamentais, desde os de água doce, pescados ou cultivados, até os marinhos, pescados em nosso vasto  litoral.

A UFRB, por meio do CCAAB e do curso de Engenharia de Pesca, ainda formalizou um Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia – ABLA, tendo no plano de trabalho diversas ações técnicas e políticas para alavancar o segmento de organismos aquáticos ornamentais.

Fonte: Portal da UFRB

registrado em:
Fim do conteúdo da página