Visita técnica Colégio Manoel Benedito Mascarenhas

Publicado: Quinta, 09 Junho 2022 08:50

Nos dias 19 e 20 de maio, o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB recebeu a visita de estudantes do ensino médio (1° e 2° ano) do Colégio Estadual Manoel Benedito Mascarenhas, localizado em São José do Itaporã, distrito de Muritiba-BA.

A visita teve como objetivo atender uma demanda da disciplina eletiva "Terra e Sustentabilidade” ministrada pelo docente Douglas Barros de Oliveira.

Na oportunidade os estudantes conheceram alguns setores da Fazenda Experimental do CCAAB (FAZEXP). Sob a supervisão do servidor da FAZEXP, Elielson Lima Aquino, os estudantes conheceram o galpão de máquinas e implementos agrícolas e as suas aplicações. Já no setor de Produção e Experimentação Vegetal conheceram algumas espécies de interesse econômico como a seringueira, mogno africano, mogno brasileiro entre outras espécies de reflorestamento, também tiveram a oportunidade de conhecer um plantio mecanizado de milho, no qual se utilizou a semeadora de grão que conheceram no galpão de máquinas.

Ainda no setor vegetal os alunos visitaram o Talhão Memória, uma área demonstrativa de Restauração Ecológica da Mata Atlântica, criada com a finalidade de contribuir na formação dos estudantes da UFRB e de outras instituições, além de agricultores e demais pessoas interessadas em trabalhar com a recuperação dos ambientes degradados. Seguindo a linha do desenvolvimento sustentável, os alunos conheceram algumas práticas de manejo e conservação de solos e água, na Unidade Piloto de Plantio Direto, onde presenciaram o plantio de mandioca utilizando a plantadora de plantio direto sob a supervisão do Professor Marcos Roberto da Silva. No segundo dia da visita a turma apenas visualizou a plantadora no galpão e visitaram o plantio do dia anterior mostrando a distribuição das manivas na linha de plantio.

Por fim, os estudantes visitaram o minhocário e conheceram o processo de produção de húmus e os principais cuidados para obtenção de composto com qualidade. Em seguida foram para o viveiro de mudas onde o húmus produzido é utilizado na produção de mudas de espécies florestais, ornamentais e frutíferas. Durante a visita foram passadas informações sobre os cursos que a UFRB oferta para aproximar e incentivar o ingresso dos jovens na Universidade.