Palestra Resíduos orgânicos: do processamento ao uso agrícola

Publicado: Quinta, 09 Junho 2022 08:54

No dia 26 de maio o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB, por meio da Fazenda Experimental, realizou a palestra "Resíduos orgânicos: do processamento ao uso agrícola", ministrada pela professora Drª Rafaela Simão Abrahão Nóbrega (CCAAB/UFRB) que contou com o apóio dos estudantes que cursam a disciplina Biologia do solo.

O evento trouxe a importância da temática e os benefícios ambientais decorrentes de prática visando ações com enfoque na promoção do ensino, pesquisa e extensão.

A atividade contou com a participação de professores e estudantes do ensino médio e Técnico em Agropecuária do Centro Territorial de Educacao Profissional Reconcavo II Alberto Torres, e estudantes de graduação da UFRB.

A palestra foi realizada na Unidade de Produção de Compostos Orgânicos do Setor de Produção e Experimentação Vegetal da Fazenda Experimental do CCAAB e contemplou a apresentação dos materiais para compostagem, fases da compostagem, montagem das pilhas e obtenção do composto. Em seguida foi apresentada a legislação que trata do uso agrícola do composto, cálculo da adubação e produção de mudas com uso do composto.

A atividade proporcionou discussões sobre a necessidade de caracterizar os resíduos e dispô-lo corretamente no ambiente, e teve por finalidade incentivar ações que contribuam para a utilização dos resíduos gerados dentro das propriedades agrícolas e urbanas, contribuindo com a conservação do meio ambiente.