Homenagem Professor Clovis Pereira Peixoto

Publicado: Terça, 13 Setembro 2022 16:56

No dia 08 de setembro de 2022 o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB prestou uma homenagem à memória do professor Clovis Pereira Peixoto.

A homenagem foi realizada com a denominação do Laboratório de Fisiologia Vegetal C1: "Auditório Profº Joelito de Oliveira Rezende"

A cerimônia foi conduzida pelo Diretor do CCAAB Prof. Elvis Lima Vieira. Estiveram presentes o Prof. Josival Santos Souza (Vice-Diretor do CCAAB), Prof. Fábio Josué Souza dos Santos (Reitor da UFRB),  Prof. José Pereira Mascarenhas Bisneto e a Pró-Reitora de Graduação Profª. Karina de Oliveira Santos Cordeiro.

A família compareceu ao evento representada pela Profª Maria de Fátima, Alessandro José Ribeiro Peixoto Rezende (filho), Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende Pinto (filha), Joelito de Oliveira Rezende Júnior (filho), Vicente José Ribeiro Peixoto Rezende (filho), Zeila Mota Dias (nora), Luciano José Pereira Pinto (genro), Kamilla Peixoto Rezende (nora), Juliana Cantos de Faveri (nora). E os netos Amanda Carvalho Rezende, Lucas Peixoto Rezende, Fabrício de Faveri Rezende, Laura Peixoto Rezende, Luiza de Faveri Rezende, Julia Maria Rezende Pinto e João Moisés Rezende Pinto, Luciano Rezende Pinto.

Amigos e docentes da Escola de Agronomia/UFBA e UFRB prestigiaram a homenagem: Professores Luciano Vasconcelos, Heraldo Vasconcelos, Samuel Nunes, José Lydio Meira, Ana Cristina Vello Loyola Dantas, Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, Anacleto Ranulfo dos Santos, Oldair Del Arco Vinhas Costa, Luciano da Silva Souza, Maria das Graças Vidal Alves, José Fernandes de Melo Filho, Celso Luiz Borges de Oliveira, Valfredo da Silva Pereira, Maria de Fátima da Silva Pinto Peixoto e Washington Luiz Cotrin Duete. Amigos técnicos-administrativo também participaram da homenagem: Maria Bárbara Gonçalves Silva, Erivaldo de Jesus da Silva e Zuleide Silva de Carvalho, além do Sr. José Carlos Delfino (enfermeiro).

Amigos pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical também compareceram ao evento, entre eles o Sr. Laércio Duarte Souza, Luiz Francisco da Silva Souza e Alfredo Augusto Cunha Alves.

O Diretor do CCAAB professor Elvis Lima Vieira conduziu a homenagem convidando o Reitor da UFRB, docentes do CCAAB/UFRB, Técnicos – administrativos, Colegas de graduação e familiares, para prestarem homenagens, registrarem momentos e acontecimentos relevantes que tiveram com o Prof. Joelito. Foram depoimentos repletos de extrema emoção, gratidão e de alegria. Ficou mais uma vez registrado a importância do trabalho e das contribuições do Prof. Joelito no ensino, pesquisa, extensão e na gestão administrativa tanto na Escola de Agronomia – UFRB como na UFRB.

O Reitor da UFRB agradeceu à Direção do CCAAB pela iniciativa em propor a homenagem em memória ao professor Joelito e que o intuito deste ato é por tudo que ele representou para a antiga Escola de Agronomia/UFBA e para a UFRB. "A trajetória do professor Joelito como professor, pesquisador e gestor é uma marca indelével na Escola de Agronomia e na UFRB por todas as suas contribuições", disse o Reitor.

Direção enfatizou que a homenagem foi além da colocação de placa, mas que todos os presentes foram privilegiados mais uma vez pelo professor Joelito, "foi muito emocionante vê professores da antiga Escola de Agronomia, da UFRB, amigos e familiares falarem sobre as ações do professor Joelito e tantas coisas maravilhosas que compartilharam com ele".