Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Conheça o CCS

Publicado: Terça, 12 Abril 2016 10:13

O Centro de Ciências da Saúde - CCS, é um campus da Universidade Federal do Recôncavo  da Bahia - UFRB, localizado na cidade de Santo Antônio de Jesus, Bahia.

Atualmente o Centro oferta 5 cursos de graduação: Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Medicina, Nutrição Psicologia e Enfermagem com 800 alunos em média matriculados regularmente.

As formas de ingresso na UFRB são:

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

É o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet.

Transferência Interna

É a forma de ingresso que permite ao discente regular da UFRB, uma única vez, por meio de processo seletivo específico, a mudança do curso de graduação a qual está vinculado, para outro curso de graduação oferecido pela UFRB.

Transferência Externa

É o ato decorrente da transferência para a UFRB, do vínculo que o discente de curso de graduação mantém com a instituição de origem nacional mediante ocupação de vagas específicas e aprovação em processo seletivo próprio.

Matrícula de Portador de Diploma de nível superior

É a forma de ingresso destinada ao candidato que possui diploma em curso de graduação, legalmente reconhecido pelo MEC e tem intenção de obter novo título.

Rematrícula

É destinada a alunos “desligados” de um curso de graduação da UFRB e que pretendam reintegração no mesmo curso, excetuando-se as situações previstas no Regulamento de Ensino de Graduação da UFRB.

Transferência Ex Officio

É a matrícula obrigatória de aluno decorrente de transferência de servidores públicos ou seus dependentes, em razão de mudança do local de trabalho, no interesse da administração pública, dar-se-á na forma da legislação em vigor.

Acesso aos Cursos do Segundo Ciclo após a Conclusão dos Bacharelados Interdisciplinares e Similares

É a forma de acesso que assegura a cada concluinte dos Cursos de Bacharelados Interdisciplinares e similares da UFRB, o direito de ingressar no segundo ciclo de estudos, por meio do processo seletivo nos Cursos Afins ofertados pela UFRB.

Aluno Especial

É a matrícula concedida àqueles que desejam aprofundar estudos ou pesquisas de interesses particulares. Será permitida a estudante de curso superior de instituições nacionais ou estrangeiras, bem como a graduados por estas instituições ou pela própria UFRB, que deseje realizar estudos específicos em até 3 componentes curriculares, condicionada à existência de vagas.

Indígenas Aldeados e Quilombolas

É a forma de ingresso destinada aos candidatos pertencentes às comunidades remanescentes de quilombo e indígenas aldeados que tenha realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

registrado em:
Fim do conteúdo da página