Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

1º Pré-colóquio do LABTrans/UFRB/CNPq

Nesta quinta-feira, 09, às 14 horas, acontece no CCS o 1º Pré-colóquio do LABTrans/UFRB/CNPq com o tema “Interepistemologias: Teoria Queer of Colors e Direitos Humanos Epistêmicos”.

Este evento se articula às ações desenvolvidas no âmbito do (Co)Laboratório Humano de Estudos, Pesquisa e Extensão Transdisciplinares em Integralidade do Cuidado em Saúde e Nutrição, Gêneros e Sexualidades (LABTrans/UFRB). O foco do evento é debater de forma articulada a Teoria Queer of Colors com a noção de Direitos Humanos Epistêmicos.
O evento terá como palestrante as professoras Caterine Rea (UNILAB – Campus dos Malês) e Fran Demétrio (CCS – UFRB) e para o debate a professora Deise Queiroz (CCS – UFRB) e o professor Thiago Barcelos Soliva (CCS – UFRB).
As pesquisas envolvendo a temática de gênero e sexualidade vêm sendo solapadas no contexto atual em razão de sua suposta tendência a “ideologização” da sociedade. Temos assistido a uma desqualificação desse campo de conhecimento e dos/das pesquisadores/as que produzem a partir dele. Em meio a este contexto, vemos o crescimento da violência contra a população LGBT e do feminicídio acompanhados da retração de políticas públicas referidas a estas populações. No campo da saúde, dados epidemiológicos evidenciam o crescimento de IST entre jovens e idosos, sobretudo mulheres e a população LGBT. Em meio a necessidade de silenciar os/as pesquisadores/as que atuam na temática de gênero e sexualidade, percebe-se a necessidade de se construir um debate qualificado dentro e fora da universidade acerca desses temas. Buscando se articular a este debate, este evento é construído a partir da necessidade de construir espaços de diálogo que reflitam a complexidade desse campo de estudos articulados às necessidades da população por políticas públicas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página