Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Segurança Alimentar e Nutricional e Conservação: Uma Abordagem em uma Reserva Extrativista Marinha no Nordeste do Brasil - Colóquios em Saúde


COLÓQUIOS EM SAÚDE

Título: Segurança Alimentar e Nutricional e Conservação: Uma Abordagem em uma Resex Marinha no Nordeste do Brasil


Palestrante: Profa. Dra. Valeria Macedo Almeida Camilo


Dia/horário/local: Quinta-feira 11 de julho, às 16 horas, na Sala 03 do Pavilhão de Aulas

 

Apresentação:

“ A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado”.

Carta da Terra,1992.


O debate sobre a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e conservação da biodiversidade (CB) tem sido considerado como um dos desafios do século 21, estando ambos interligados por objetivos associados ao bem estar e à sustentabilidade, particularmente envolvendo comunidades tradicionais. Destaca-se que existe uma lacuna do conhecimento científico abordando os objetivos da conservação da biodiversidade com aspectos econômicos e sociais das populações tradicionais, principalmente em Reservas Extrativistas (RESEX). As RESEX constituem Unidades de Conservação de uso sustentável, onde a exploração dos recursos naturais é permitida para populações tradicionais, cuja subsistência é baseada no extrativismo de recursos naturais e complementarmente na agricultura familiar. A superação dessa ausência é importante, pois a interação entre populações humanas e o meio ambiente deve ser compreendida como parte do ecossistema e se torna essencial à promoção e garantia da SAN na perspectiva da sustentabilidade.

Diante disso, foi discutido a SAN e sua relação com a CB em uma comunidade tradicional que integra a Reserva Marinha (RESEX) Baía do Iguape, Bahia, tendo como pergunta central: Quais as oportunidades para promoção de SAN e da Conservação, com sustentabilidade ambiental, econômica e social em uma RESEX Marinha no Nordeste do Brasil?

Para tanto, adaptou-se um protocolo de 15 indicadores a partir das dimensões disponibilidade de alimentos, acesso, consumo e utilização biológica dos nutrientes visando descrever a situação de SAN no contexto específico de manejo de um recurso alimentar na RESEX Marinha. Com a aplicação do protocolo verificou-se que 35,5% dos fatores presentes revelam situação de Insegurança Alimentar e Nutricional moderada na comunidade. A dimensão disponibilidade de alimentos e a dimensão utilização biológica dos alimentos foram as que mais contribuíram para o resultado encontrado, fato este que prejudica a sustentabilidade ambiental. A dimensão de consumo alimentar foi a que obteve um resultado adequado, propiciado pelos hábitos/cultura alimentar específicos da comunidade, contribuindo para um resultado adequado para SAN. Oportunidades para a promoção da SAN e a conservação são ações voltadas para a gestão sustentável dos recursos naturais, tais como ordenamento da extração, estabelecimento de período de defeso, educação ambiental, como também controle da poluição por metais traços, além de medidas para minimizar a vulnerabilidade social da população.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página